Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lêda Borges propõe programa assistencial a crianças e adolescentes que perderam pais ou responsáveis pela covid em Goiás

06 de Maio de 2021 às 18:21
Lêda Borges propõe programa assistencial a crianças e adolescentes que perderam pais ou responsáveis pela covid em Goiás

Dar assistência psicológica e financeira a crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis em decorrência de covid-19 em Goiás. É o que propõe a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) em projeto de lei apresentado em sessão plenária na tarde desta quinta-feira, 6, na Assembleia Legislativa (Alego). O objetivo, segundo a parlamentar, é amparar jovens que não terão mais o auxílio dos genitores ou responsáveis legais. 

Conforme o projeto, as políticas públicas assistenciais contemplarão crianças e adolescentes até 18 anos incompletos. Para terem direito à assistência, também devem atender critérios, tais como renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e falecimento de familiares exclusivamente por covid-19 ou complicações causadas pela doença. 

A propositura sugere atendimento psicológico, auxílio financeiro no valor de 10% do salário mínimo por criança/adolescente da respectiva entidade familiar, no limite de até 30% do salário mínimo por família. Além disso, o projeto determina a disponibilização de cesta básica, kits de higiene, leite em pó e fraldas. 

“O presente projeto de lei surge com a finalidade de, através de políticas públicas específicas, prestar assistência a esses jovens que, com o falecimento de seu responsável, seja ele o pai, mãe ou mesmo ambos os genitores ou responsáveis legais, acabam tendo o seu desenvolvimento comprometido, tanto por problemas emocionais quanto financeiros, uma vez que aquele que foi vítima da doença muitas vezes era o principal provedor do lar”, justificou Lêda.

Gabinete Dep. Lêda Borges Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.