Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto que elimina prazo de validade do laudo médico para pessoas com autismo é aprovado na Alego

02 de Junho de 2021 às 16:04
Projeto que elimina prazo de validade do laudo médico para pessoas com autismo é aprovado na Alego

Na manhã desta quarta-feira, 02, foi aprovado em segunda votação o projeto nº 4090/21, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto foi apresentado pelo Delegado Humberto Teófilo (PSL) em 26 de fevereiro deste ano.

Na proposta, o deputado estabelece que o laudo em questão tenha prazo de validade indeterminado, eliminando burocracias e facilitando a vida das famílias. Com a aprovação por parte dos deputados, o projeto agora aguarda a sanção do governador Ronaldo Caiado.

É válido ressaltar que o Transtorno do Espectro Autista não é passageiro, nem intermitente e acompanha a pessoa pelo resto de sua vida, mesmo que haja melhoras em seu desenvolvimento. Por isso, a necessidade de um laudo vitalício. Hoje, em Goiás, o documento é válido por dois anos, enquanto outros estados, como Acre e Pará, já consideram a validade indeterminada.

O delegado, que desde o início do mandato se mostra em favor dos direitos da pessoa autista, comemora, juntamente com as famílias, mais um passo na luta contra trâmites e processos que prejudicam o bem-estar da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS),  um em cada 160 crianças possui autismo, o que sugere cerca de 37 mil autistas em Goiás.

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.