Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto da deputada Lêda que determina a divulgação do disque denúncia contra violência à mulher em locais de acesso ao público

15 de Junho de 2021 às 18:27
Aprovado projeto da deputada Lêda que determina a divulgação do disque denúncia contra violência à mulher em locais de acesso ao público

Foi aprovado, nesta terça-feira, 15, o projeto de lei de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB) que determina a divulgação da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e do Serviço de Denúncia de Violações aos Direitos Humanos (Disque 100) em estabelecimentos de acesso ao público. A proposta, que também é assinada pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), tem o objetivo de ampliar o alcance de tais atendimentos, bem como reduzir os casos de violência contra mulheres e também as violações de direitos humanos. A proposta segue para sanção do governador.

Conforme a propositura, os locais deverão afixar placas com as seguintes frases: “Violência, abuso e exploração sexual contra a mulher é crime. Denuncie - Disque 180” e “Violação aos Direitos Humanos. Não se cale! Disque 100”. Quem descumprir a regra pode ser multado entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, podendo ser agravada em caso de reincidência.

Os locais que devem conter as placas, segundo o projeto, são: hotel, motel, pousada e hospedagem; bar, restaurante, lanchonete e similares; eventos e shows; estação de transporte de massa; salão de beleza, casa de massagem, sauna, academia de ginástica e atividade correlata; mercados, feiras, shoppings de qualquer porte e demais estabelecimentos de venda de produtos ao consumidor final.

Na propositura, as deputadas justificam que é necessário que a população conheça os dois serviços - Disque 180 e Disque 100 - em razão da quantidade de denúncias de violência contra mulher, bem como de violações de Direitos Humanos. 

“Com tal medida pretendemos ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre tais serviços, e, assim, ampliar seu alcance e promover a redução dos casos de violência contra a mulher e também as violações de Direitos Humanos”, escreveram. 

Gabinete Dep. Lêda Borges Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.