Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo volta a cobrar realização de concursos públicos em Goiás

23 de Junho de 2021 às 16:46
Delegado Humberto Teófilo volta a cobrar realização de concursos públicos em Goiás

Durante a sessão desta quarta-feira, 23, o Delegado Humberto Teófilo (PSL) foi à tribuna para criticar a postura do governador Ronaldo Caiado diante da ausência de concursos públicos em Goiás.  Segundo o deputado, nas redes sociais o governador afirma que haverá novos concursos no estado, mas, por outro lado, o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) não prevê a realização das provas, como mencionado no artigo 8º da Lei Complementar Federal nº 159/17: “São vedados ao Estado durante a vigência do Regime de Recuperação Fiscal: a admissão ou a contratação de pessoal, a qualquer título, ressalvadas as reposições de cargos de chefia e de direção [...] e contratação temporária”. 

O parlamentar ressaltou a necessidade de novos concursos em Goiás, dadas as condições precárias de diversos órgãos públicos no estado. “Visitei cidades no Nordeste goiano e percebi, novamente, um caos na polícia civil e militar. Em Teresina de Goiás e Cavalcante, por exemplo, só há um delegado. Em Campos Belos, a situação não muda. Há cidades com uma viatura e dois policiais militares. Nas unidades prisionais, os temporários representam 80% do corpo profissional, recebendo menos de um salário mínimo”, afirmou.

Além disso, Teófilo trouxe à tona o Decreto nº 9889/21, que autoriza a contratação de 13 temporários para a Secretaria de Educação. Em tese, os cargos deveriam ser ocupados por advogados, mas, agora, o documento prevê apenas a necessidade de curso superior para a ocupação da vaga. 

“O governador está desprezando os concursos e a advocacia. Enquanto isso, não vejo o presidente da OAB se pronunciar, não há nenhuma ação pública diante de várias arbitrariedades”, concluiu.

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.