Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lêda Borges quer capacitação de agentes comunitários de saúde para acolhimento a vítimas de violência doméstica em Goiás

11 de Agosto de 2021 às 16:49
Lêda Borges quer capacitação de agentes comunitários de saúde para acolhimento a vítimas de violência doméstica em Goiás

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) apresentou, na tarde desta quarta-feira, 11, projeto de lei que determina a capacitação de agentes comunitários de saúde para realização de acolhimento a vítimas de violência doméstica em Goiás. O objetivo, segundo a parlamentar, é garantir que tais vítimas sejam acolhidas de forma digna e com mais segurança. 

O texto propõe, entre outras coisas, a criação do programa chamado “Capacitando Quem Acolhe”. O mencionado programa irá possibilitar a capacitação de agentes comunitários de saúde para que identifiquem, acolham e encaminhem aos serviços competentes, as mulheres em situação de violência doméstica em Goiás.

Ainda conforme o projeto, o programa tem por objetivo instituir e sistematizar a atuação em conjunto com a rede de atenção e proteção social às mulheres vítimas de violência doméstica; elaborar plano de educação permanente para formação, capacitação e sensibilização dos agentes de saúde envolvidos no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica; bem como implementar projeto educacional e cultural de prevenção à violência doméstica.

Na justificativa da propositura, Lêda Borges ressalta que o programa teve sua iniciativa proposta pelo Coletivo de Mulheres do Brasil em Ação – CMBA, uma organização de pessoa jurídica de natureza civil de direito privado, localizada na cidade Barra Velha/ SC, atuante desde o ano de 2018 em prol da proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e em vulnerabilidade social.

Segundo a parlamentar, o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) cresce de forma acelerada devido a necessidade dos serviços na área de saúde pública, porém muitos não possuem a formação adequada em conformidade com a Lei 11.350/2006, que regulamenta os ACS.

“Nossa intenção é suprir a necessidade de formação adequada em eixos de conhecimento básico para o atendimento e dos que já atuam como via de conexão e integração entre as unidades de saúde e a comunidade na qual está inserida, permitindo ainda que esses profissionais tenham o conhecimento necessário e realizem desde a identificação, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica aos serviços competentes”, salientou. 

Gabinete Dep. Lêda Borges Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.