Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Humberto Aidar defende mais agilidade à solicitação do histórico de conversa entre cliente operadoras

12 de Agosto de 2021 às 14:32
Humberto Aidar defende mais agilidade à solicitação do histórico de conversa entre cliente operadoras

O deputado Humberto Aidar (MDB) apresentou, em Plenário, projeto de lei 5162/21, que tem como objetivo assegurar ao cliente o direito de acesso ao histórico de conversa entre usuário e as concessionárias dos serviços de telefonia fixa, celular e de tv por assinatura. Atualmente, a proposta encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguarda parecer da relatoria.  

De acordo com o conteúdo do projeto, as concessionárias dos serviços de telefonia fixa, celular e de tv por assinatura serão obrigadas a enviarem para o e-mail do cliente ou aplicativo de mensagens, independente de solicitação, o histórico da conversa e/ou áudio das conversas realizadas por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC ou por meio do Serviço de Atendimento via internet.

Para o deputado, apesar desse tipo de serviço ser garantido por lei, há muita burocracia, o que impõe ao cliente muitos transtornos. “Embora a legislação nos garanta o direito de solicitar as gravações das conversas realizadas, percebemos o calvário quando precisamos provar que informações ou promessas que recebemos dos atendentes não foram cumpridas”, Justifica Humberto Aidar.

Ao esclarecer a proposta, Aidar menciona o artigo 24 da Constituição, que também garante ao Legislativo defender o consumidor. “Fica patente a constitucionalidade da presente proposição por tratar-se de projeto que visa defender o consumidor, e nos termos do art. 24, da Constituição Federal, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito do consumidor”, afirma.

Gabinete Dep. Humberto Aidar Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.