Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo manifesta voto contrário a projeto da Governadoria de alteração do cálculo de juros das multas da Agrodefesa

10 de Novembro de 2021 às 16:55
Delegado Humberto Teófilo manifesta voto contrário a projeto da Governadoria de alteração do cálculo de juros das multas da Agrodefesa

Durante a sessão desta quarta-feira, 10, o deputado Delegado Humberto Teófilo subiu à tribuna para manifestar voto contrário ao projeto de lei nº 8120/21, de autoria da Governadoria do Estado, que tem como objetivo alterar os critérios de cálculo de juros das multas administrativas junto à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Hoje, o cálculo é feito com base no IPCA, ou seja, de acordo com o índice de inflação apurado. Com a possível alteração, o valor passará a ser calculado por meio da taxa SELIC.

O deputado investigou, junto ao Banco Central, as previsões das taxas referentes ao IPCA e à taxa SELIC, para 2022, e constatou que os respectivos valores podem ser alterados para 4,62% e 11%, respectivamente. Em tese, a taxa SELIC, que passará a ser aplicada, estará maior do que o IPCA, hoje aplicável, o que prejudicará imensamente os produtores rurais a longo prazo, segundo o parlamentar.

“O Governo está aplicando uma taxa que, realmente, neste mês, é favorável. Mas mês que vem e, principalmente, a partir de janeiro, ela vai prejudicar, e muito, o produtor rural. Na verdade, o projeto vem travestido de uma ajuda ao produtor rural. Peço que meus colegas votem contrário, especialmente aqueles que defendem o produtor rural”, finalizou.

Teófilo apresentou uma proposta de emenda para assegurar ao devedor a opção de escolher o índice que lhe seja favorável, IPCA ou SELIC. Contudo, a propositura não foi aprovada pelo Plenário.

Gabinete Dep. Del. Humberto Teófilo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.