Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Medicamento mais caro do mundo pode ter ICMS zerado em Goiás

16 de Novembro de 2021 às 17:12
Medicamento mais caro do mundo pode ter ICMS zerado em Goiás

O deputado estadual Paulo Trabalho (PSL) apresentou um requerimento pedindo celeridade na apreciação do projeto de sua autoria que dispõe sobre a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre medicamentos destinados ao tratamento da atrofia muscular espinhal (AME) em Goiás. A petição foi feita nesta terça-feira, 16, no plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A proposta surgiu da demanda de Erica Francisca, moradora do município de Formosa e mãe da pequena Marjorie, que é portadora da AME. Erica precisou da medicação para a filha Marjorie, e, sem recursos para adquirir o medicamento “Zolgensma”, que pode custar até 12 milhões de reais, foi orientada por uma amiga a buscar a ajuda do parlamentar. Além do alto custo, a medicação possui validade curta, cerca de 10 dias. E para que o fármaco fosse liberado e trazido de São Paulo seria necessário o pagamento do imposto estadual, uma vez que não há isenção desse medicamento em Goiás. A liberação da droga aconteceu graças à soma de esforços do parlamentar junto à secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt.

A situação de Marjorie trouxe à tona as dificuldades de famílias goianas que precisam desses medicamentos. Visando facilitar o acesso ao tratamento devido para a AME, Paulo Trabalho apresentou requerimento pedindo a isenção do ICMS. “A desobrigação desse tributo caminhará junto à medida do Governo federal que isentou o imposto de importação sobre o Zolgensma no ano passado”, destacou o parlamentar. “Esses remédios são como uma esperança para essas pessoas que sofrem com a AME, precisamos facilitar esse acesso com a aprovação desse projeto”, concluiu.

A propositura versa, ainda, sobre a desobrigação do ICMS sobre as operações com o Spinraza (Nusinersena) injection 12mg/5ml, medicamento também destinado ao tratamento da atrofia muscular espinhal. Se aprovado, o requerimento de autoria do deputado Paulo Trabalho, que visa a isenção de imposto sobre medicamentos utilizados no tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), pode diminuir o custo final desses fármacos, possibilitando ao paciente uma economia em prol da saúde.

O requerimento solicita a avocação na Comissão Mista, a ser realizada no dia 16 de novembro de 2021, do processo nº 2020005679.


 

Gabinete Dep. Paulo Trabalho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.