Notícias dos Gabinetes
Delegado Humberto Teófilo consegue vaga na UTI do HECAD para jovem com microcefalia, após 11 dias de espera
Garantir que um adolescente de 13 anos com microcefalia tenha acesso a uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede estadual. Esta foi a reivindicação do deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido), na tarde desta segunda-feira (21).
Por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, o parlamentar denunciou que o jovem em questão estava há mais de 10 dias no Cais de Campinas à espera de um leito. “Acionamos o Ministério Público, já correram atrás, mas não conseguimos nada. Também falei com uma promotora de justiça, por telefone, e ela afirmou que daria 24 horas para a liberação da vaga. A situação é complicada. Ele (o jovem) está precisando de medicamentos e tratamentos adequados, não disponíveis aqui no Cais”, frisou Seyla, mãe do adolescente.
Teófilo entrou em contato com a responsável pela Superintendência de Regulação, que estava de férias, e reencaminhou o caso para outra funcionária responsável. Em meio a uma série de burocracias, alegou-se que não haveriam vagas disponíveis para a transferência do jovem.
Após passar a manhã inteira em contato com profissionais da rede estadual de saúde em busca da vaga, o parlamentar comemorou, às 14h, a chegada da ambulância para a transferência do jovem à UTI do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD). “Nós pagamos impostos para exigir nossos direitos. Lutamos e conseguimos”, concluiu.
Convocação na CCJ
Durante a Comissão de Constituição de Justiça e Redação desta terça-feira, 22, Teófilo apresentou um requerimento convidando a Superintendente de Regulação, Neusima Rodrigues, para a prestação de contas em relação à disponibilidade de leitos no estado de Goiás.
“O povo está precisando de vagas na UTI. Estou com vários pedidos de leitos, precisamos de respostas. A superintendente precisa dar explicações para quem está na fila por uma vaga. Estou reportando o que a população está sentindo lá fora”, frisou o deputado.