Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Chico KGL comemora alteração no prazo de recolhimento do ICMS do comércio

27 de Abril de 2022 às 13:06
Chico KGL comemora alteração no prazo de recolhimento do ICMS do comércio

Há alguns meses, o deputado Chico KGL (UB) participou, de uma reunião, na sede da Secretaria de Economia de Goiás, onde foram discutidas demandas voltadas ao setor supermercadista de varejo. No encontro participaram, a secretária da pasta, Cristiane Schmidt, o presidente da Agos, Gilberto Soares, acompanhado do seu vice, Sirley Antônio do Couto e o deputado Chico KGL.

Nesta terça-feira, 26, o governador Ronaldo Caiado anunciou que o recolhimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) em Goiás do dia 5 passará para o dia 10 de cada mês. O anúncio foi feito durante assinatura da instrução normativa, realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás Fecomércio-GO.

Pela  Instrução Normativa nº 155/94, entre os anos de 1994 até 2014 o prazo para o recolhimento era até o dia 10. Em 2015, com o advento da IN  nº 1216/2015, o prazo para o recolhimento foi antecipado em 05 dias, passando a ser até o dia 05 de cada mês.

Com as novas tendências de mercado, as pessoas aderem ao cartão de crédito como forma de pagamento (cerca de 33,8% do volume total de vendas/mês). Com isso, até a data do recolhimento do imposto (dia 05), os supermercados ainda não receberam pelas vendas efetuadas, gerando assim, problemas com o fluxo de caixa. Já que ainda não têm o dinheiro para pagar o imposto na referida data, obriga-os a recorrerem a empréstimos bancários para sanar o débito com o Estado.

Outro agravante ao fluxo de caixa dos supermercados é que o dia 05 coincide com o período de pagamento dos funcionários. Vale ressaltar que em 2019 o setor movimentou 19 bilhões de reais, gerando 71 mil empregos diretos, consolidando como o maior empregador privado do estado.

A mudança dará aos empresários maior tranquilidade. “Estou muito feliz por levantar essa bandeira que se torna uma realidade. Agradeço em especial, à secretária de Economia, Cristiane Schmidt e ao governador Ronaldo Caiado, por abraçarem comigo a causa e acreditar na importância da mudança do recolhimento em Goiás”, afirma o deputado Chico KGL.

Gabinete Dep. Chico KGL Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.