Notícias dos Gabinetes
Humberto Teófilo expõe problemas em Hospital Municipal de Itauçu, após falecimento de idosa
Autor do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota) expôs em suas redes sociais, na tarde de quarta-feira, 8, problemas relacionados à saúde pública na cidade de Itauçu.
O parlamentar visitou o Hospital Municipal após receber uma denúncia: Luzia Garcia Borges teria supostamente falecido após procurar atendimento em duas unidades de saúde e não conseguir amparo médico. “A saúde pública está um caos”, declarou o deputado.
Segundo Rosania, filha da vítima, Luzia foi ao Hospital em busca de atendimento e, de imediato, foi encaminhada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do munícipio. De acordo com a diretora da unidade, Ana Clécia, o encaminhamento se deu devido ao fato de que toda a equipe do hospital estava em atendimento emergencial.
Ao chegar na UBS, uma enfermeira aferiu os sinais vitais de Luzia e constatou que ela necessitava de acompanhamento médico com urgência. Contudo, na unidade não havia nenhum profissional disponível. A paciente foi reencaminhada para o hospital, onde, novamente, não obteve atendimento. Pouco tempo depois, a idosa veio a falecer.
Em contato com Humberto Teófilo, Rosania declarou: “Estou denunciando porque não quero que isso aconteça com outras pessoas. A saúde aqui está péssima”.
“O atendimento do Hospital Municipal demonstra uma falha grave. Espero que as autoridades responsáveis tomem providências. Fica aqui a nossa indignação”, finalizou o parlamentar.
CPI da Saúde
O requerimento solicitando a instauração da CPI da Saúde foi apresentado por Humberto Teófilo no dia 12 de abril. O objetivo é apurar a existência de possíveis irreguralidades no sistema de regulação do estado de Goiás. A CPI foi instaurada no dia 8 de junho, mas o decreto de nomeação dos deputados que iriam compor a comissão foi revogado no dia 9 de junho pelo não cumprimento da proporcionalidade de cada partido político com representação na Casa, conforme determina o Regimento Interno.
Com isso, as lideranças partidárias têm o prazo de dez dias, a contar a partir da data de revogação, para apresentar, por escrito, a indicação de nomes de cinco membros, na condição de titular, e de cinco suplentes, para comporem a referida CPI.
De acordo com a regra de proporcionalidade, indicarão membros da comissão os seguintes partidos: União Brasil, MDB, PL, PSD e Patriota. Como a CPI é de sua iniciativa, o deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota) deve ser, obrigatoriamente, um dos escolhidos.