Notícias dos Gabinetes
Saúde mental de policiais é tema de projeto de lei da Delegada Adriana Accorsi
Com o intuito de fortalecer a prevenção e o combate às doenças e sofrimentos psíquicos da categoria, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que cria a Política de Atenção à Saúde Mental de Profissionais da Segurança Pública de Goiás. Além de ações de conscientização, o programa propõe grupos de atendimento e canais de ajuda psicológica diretos para esses profissionais.
Como membro da Polícia Civil há mais de 20 anos, Adriana Accorsi reconhece a extrema necessidade de dar atenção especial à saúde mental dos trabalhadores da segurança pública. Conforme a justificativa da proposta, policiais enfrentam rotinas estressantes e violentas e “essa realidade gera sofrimento psíquico, consequentemente reduzindo a eficácia da atuação profissional”.
“Podem ocorrer também falta de atenção e concentração, alterações da memória, baixa autoestima, labilidade emocional, impaciência e dificuldades comportamentais associadas à negligência ou escrúpulo excessivo”, cita o texto como consequências de uma saúde mental ruim.
O projeto determina que, além de ações de conscientização por meio de peças publicitárias, sejam inseridos canais de ajuda nos materiais de comunicação interna das instituições de segurança pública de Goiás.
A proposta também especifica a “promoção e articulação de programas e grupos de atendimento que cheguem diretamente aos profissionais de segurança pública”, visando alertá-los para os sinais das doenças mentais e orientando-os a como procurar ajuda.
O projeto de lei de nº 10.115/22 foi apresentado, em Plenário, no final de maio e, em breve, será distribuído na Comissão de Constituição, Justiça e Redação onde será analisado.