Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Saúde mental de policiais é tema de projeto de lei da Delegada Adriana Accorsi

09 de Junho de 2022 às 16:27

Com o intuito de fortalecer a prevenção e o combate às doenças e sofrimentos psíquicos da categoria, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que cria a Política de Atenção à Saúde Mental de Profissionais da Segurança Pública de Goiás. Além de ações de conscientização, o programa propõe grupos de atendimento e canais de ajuda psicológica diretos para esses profissionais.

Como membro da Polícia Civil há mais de 20 anos, Adriana Accorsi reconhece a extrema necessidade de dar atenção especial à saúde mental dos trabalhadores da segurança pública. Conforme a justificativa da proposta, policiais enfrentam rotinas estressantes e violentas e “essa realidade gera sofrimento psíquico, consequentemente reduzindo a eficácia da atuação profissional”.

“Podem ocorrer também falta de atenção e concentração, alterações da memória, baixa autoestima, labilidade emocional, impaciência e dificuldades comportamentais associadas à negligência ou escrúpulo excessivo”, cita o texto como consequências de uma saúde mental ruim.

O projeto determina que, além de ações de conscientização por meio de peças publicitárias, sejam inseridos canais de ajuda nos materiais de comunicação interna das instituições de segurança pública de Goiás.

A proposta também especifica a “promoção e articulação de programas e grupos de atendimento que cheguem diretamente aos profissionais de segurança pública”, visando alertá-los para os sinais das doenças mentais e orientando-os a como procurar ajuda.

O projeto de lei de nº 10.115/22 foi apresentado, em Plenário, no final de maio e, em breve, será distribuído na Comissão de Constituição, Justiça e Redação onde será analisado. 

Gabinete Dep. Del. Adriana Accorsi Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.