Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto do deputado Karlos Cabral que garante maior divulgação de informações sobre o Código Tributário é aprovado na Alego

20 de Outubro de 2022 às 17:00
Projeto do deputado Karlos Cabral que garante maior divulgação de informações sobre o Código Tributário é aprovado na Alego

Foi aprovado nesta quinta-feira, 20, em segunda e definitiva votação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 3466/19, de autoria do deputado estadual Karlos Cabral (PSB), que propõe alteração da Lei nº 11.651,  de 26 de dezembro de 1991, que trata sobre o Código Tributário de Goiás. O objetivo da proposta é incluir, no artigo 133, do Código Tributário Estadual, a possibilidade da divulgação de informações relativas aos beneficiários de renúncia de receita, quaisquer que sejam.

O Código Tributário de Goiás prevê, atualmente, que não é vedada a divulgação de informações relativas a representações fiscais para fins penais; inscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública; além de parcelamento ou moratória. A mudança proposta pelo deputado prevê que também não será restrita a divulgação de informações dos beneficiários de renúncias de receita, considerando, exclusivamente, os dados do beneficiário, valor correspondente à renúncia e eventual contrapartida. Além disso, a matéria estabelece que a Secretaria de Estado da Economia deverá tornar pública relação, atualizada anualmente, dos 100 (cem) maiores devedores inscritos da Dívida Ativa do Estado.

O parlamentar afirma que a mudança legislativa proposta gera maior transparência e possibilita um melhor controle social dos beneficiários de renúncias fiscais do Estado. “Caso sancionada, a proposta certamente aumentará a transparência relativa às informações públicas, permitindo maior participação popular. Esse dispositivo facilita o processo de fiscalização por parte da população e aprimoraria mecanismos que contribuam com a arrecadação do Estado, pois divulgar os dados dos beneficiários da renúncia de receita são informações de interesse público”, destaca Cabral.

O texto segue, agora,  para análise do governador Ronaldo Caiado (UB), que pode sancioná-lo ou vetá-lo.

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.