Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins diz, da tribuna, que Judiciário goiano é modelo para o País

28 de Fevereiro de 2023 às 17:37
Paulo Cezar Martins diz, da tribuna, que  Judiciário goiano é modelo para o País

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira, 28, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) enalteceu a qualidade das decisões do Judiciário goiano, segundo ele referência para o Brasil em “saber jurídico, isenção, correção e sensibilidade social”.

Paulo Cezar enfatizou que o Judiciário, tal como o Executivo e o Legislativo, é um Poder independente e deve atuar em sintonia com os demais, nos limites de suas prerrogativas constitucionais.

 Para o deputado, ninguém pode querer tutelar as decisões judiciais, porque representam o vigor da democracia. “Quem defende a democracia como eu defendo, não pode concordar que o Judiciário seja tolhido em sua liberdade de julgar”.

 Na visão do deputado, a independência dos Poderes é base principal do regime democrático. “Ao Judiciário cabe a tarefa de dizer se uma lei é constitucional ou inconstitucional”. Segundo Paulo Cezar, quando um dos Poderes não concorda com uma sentença, recorre-se. “Quem não respeita decisão judicial não valoriza a democracia”, assinalou.

 Decano do Legislativo estadual, Paulo Cezar Martins observou que “um povo sem Justiça é um povo escravizado” e que o estado democrático pressupõe uma “união indissolúvel” dos Três Poderes. “Cada um deve atuar na sua esfera, com respeito, diálogo e sintonia”.

Paulo Cezar Martins aproveitou a oportunidade para cumprimentar as instituições goianas que operam diretamente na garantia dos direitos constitucionais: o Tribunal de Justiça, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil.

“Um Poder não pode invadir a seara do outro, sob pena de se instalar uma ditadura”, disse o decano, ao afirmar que todos precisam respeitar e cumprir as decisões judiciais, principalmente as autoridades constituídas. “Não podemos jogar a sociedade contra o Judiciário”, finalizou.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.