Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins diz que problemas complexos exigem ações corretas
Na avaliação do deputado Paulo Cezar Martins (PL), a questão da violência nas escolas exige uma ação articulada entre Governo, sociedade e Estado, enquanto síntese da organização social, e que não se pode falhar num momento tão grave. É nesse contexto, explica, que sugeriu à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que promova uma audiência pública para tratar do assunto.
"É importante ouvir autoridades, especialistas e representantes da comunidade escolar, para que uma solução seja encontrada", defende Paulo Cezar, ao sublinhar que a escola, sobretudo, deveria ser um espaço para "compartilhar o conhecimento e cultivar a formação intelectual, moral e ética do aluno". Para ele, é urgente adotar medidas que garantam a segurança dos professores, alunos e demais trabalhadores da Educação. "Quase todos os dias vemos nos jornais alguma notícia sobre violência no ambiente escolar. Esse cenário precisa mudar", enfatiza.
Para Paulo Cezar, o grande desafio é compreender a violência escolar em toda a sua extensão e, assim, adotar estratégias de combate.
Para a audiência serão convidados diretores e coordenadores de escolas da rede pública e privada de ensino, autoridades do Estado, operadores da Segurança Pública, psicólogos, representantes do Conselho Estadual de Educação, das associações de pais, do movimento estudantil, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Judiciário.
Na avaliação do deputado, a pior estratégia é fazer de conta que sãp apenas crimes comuns, sem que o problema seja analisado em toda a sua complexidade. "A hora é agora. Ou façamos essa discussão, ou nossas escolas fecharão por medo dos criminosos", arremata Paulo.