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Audiência pública proposta pelo deputado Karlos Cabral debate a inclusão de psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos na rede estadual de ensino em Goiás
Proposta pelo deputado estadual Karlos Cabral (PSB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta terça-feira, 16, às 9 h, na sala de Comissões, uma audiência pública para debater o projeto de lei nº 108/23, que busca incluir profissionais da psicologia, assistência social e fonoaudiologia na rede estadual de ensino em Goiás.
A audiência, que é aberta ao público, tem a parceria do Conselho Regional de Psicologia de Goiás – 9ª região (CRP-09) -, Conselho Regional de Serviço Social de Goiás – 19ª região (CRESS-Goiás) e do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 5a região (CREFONO)- , e contará com a participação de representantes das categorias, movimentos estudantis, diretores de instituições de ensino de nível básico, fundamental, médio e superior, estudantes, professores, além da sociedade civil.
De acordo com o projeto proposto por Karlos Cabral, os profissionais devem atuar no atendimento à comunidade escolar, em especial com os estudantes, professores e junto às famílias, no intuito de melhorar o desenvolvimento humanitário dos alunos, fortalecendo as relações professor-aluno e evitando casos de violência dentro das escolas, e assim contribuir para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes nas escolas públicas.
“Essa proposta busca fortalecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas, com a participação de profissionais da psicologia, fonoaudiologia e assistente social, trabalhando de forma multidisciplinar, atendendo as unidades escolares públicas estaduais. Por isso, queremos debater essa pauta com a sociedade para juntos lutarmos por resultados mais efetivos e construirmos melhores soluções, principalmente neste momento que tem ocorrido vários casos de violência nas escolas. Audiências públicas são importantes para fortalecer essas pautas por meio do diálogo conjunto”, afirma o parlamentar.
O deputado destaca que a proposta fortalece o processo de ensino- aprendizagem dos alunos nas escolas públicas. “Sendo a educação escolar um direito de todos, a fonoaudiologia auxilia na potencialização de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria do processo de aprendizagem e da qualidade da educação. Já o assistente social contribui para a efetivação do direito à educação por meio de ações que promovam o acesso e a permanência dos jovens na escola, assim como melhorar a qualidade dos serviços no sistema educacional. Outro profissional que tem muito a contribuir é o psicólogo, que durante sua formação tem a possibilidade de aprender sobre o desenvolvimento humano, relações interpessoais, além de mecanismos e processos de aprendizagem de modo mais aprofundado”, destaca Cabral.
Fonoaudiólogos na escola:
No desenvolvimento da linguagem da criança, tanto no âmbito da normalidade quanto no da patologia, é o fonoaudiólogo o profissional capaz de fornecer aos professores, com maior segurança, o que é natural ou não para cada faixa etária. No planejamento escolar é muito importante, uma vez que pode contribuir para a elaboração de atividades diárias que envolvam o desenvolvimento normal da linguagem, da fala e das habilidades auditivas, além de propor estratégias que auxiliem a aprendizagem.
Assistentes sociais na escola
A escola é um dos espaços sociais em que se revelam as contradições do sistema brasileiro, as quais se manifestam por meio de problemas com drogas, carência de acesso a serviços de saúde e de assistência social, falta de proteção à infância e à juventude. O assistente social pode intervir, de forma expressiva, na qualidade da aprendizagem, especialmente se a realidade do aluno não for compreendida pela escola. Ao assistente social, pela sua própria formação, cabe, por exemplo, estabelecer contatos com os familiares e o Conselho Tutelar Regional, bem como promover cursos de capacitação aos pais e professores acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de identificar, analisar e intervir de maneira propositiva, pautando-se em políticas públicas nas expressões da questão social, evitando o alto índice de evasão escolar.
Psicólogos na escola:
O psicólogo pode atuar em todos os segmentos do sistema educacional, realizando diagnósticos e intervenções preventivas ou corretivas, em grupos ou de forma individual. Em sua atuação, deve considerar não apenas os aspectos individuais dos alunos, mas também aspectos do corpo docente, do currículo, projetos políticos pedagógicos, métodos de ensino, políticas educacionais e demais características institucionais.
SERVIÇO:
Evento: Audiência Pública para debater a inclusão de profissionais da psicologia, assistência social e fonoaudiologia na rede estadual de ensino de Goiás (Projeto de Lei no 108/23)
Data: 16/05/2023 (Terça-feira)
Horário: 9h
Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Goiás (Av. Emival Bueno, Quadra G - Lote 01 - Park Lozandes, Goiânia - GO, 74884-090)