Notícias dos Gabinetes
Lineu Olimpio apresenta projeto que reconhece as Cavalhadas de Goiás e Padre Silvestre
O deputado estadual Lineu Olimpio (MDB) está empenhado em reconhecer e preservar as manifestações culturais de Goiás. Em um ato de compromisso com a história e identidade goiana, o parlamentar apresentou um projeto de lei de extrema importância que busca honrar uma das tradições mais antigas e esplendorosas que temos: as Cavalhadas de Goiás e a figura do Padre Silvestre Álvares da Silva.
Segundo o deputado, há quase 200 anos, as Cavalhadas encantam e emocionam o povo goiano, tornando-se um verdadeiro marco cultural no estado. “As Cavalhadas de Goiás inicialmente aconteciam em nove cidades, hoje as exibições já acontecem em 13 municípios, com previsão de chegar a 15 no próximo ano. É um evento que mobiliza praticamente toda a população das cidades onde é realizado, tanto na preparação quanto na execução da festa, além de movimentar o turismo cultural de cada região. ”, destacou o deputado.
Lineu Olimpio acrescentou ainda que as Cavalhadas unem religiosidade, fé e cultura, representando uma parte primordial da identidade do povo goiano e que a cada ano, milhares de pessoas se envolvem na festa, seja se fantasiando de cavaleiros, arcando muitas vezes com os custos do próprio bolso, seja se envolvendo na organização e execução do evento. “Essa festividade transcende o entretenimento e se torna um elo poderoso entre as pessoas, fortalecendo laços comunitários e promovendo um sentimento de pertencimento. Além disso, as Cavalhadas têm um impacto positivo no turismo e na economia local. ”, afirmou o deputado.
Em seu discurso, Lineu Olimpio também ressaltou que as Cavalhadas de Goiás têm, em sua história, uma figura fundamental: o Padre Silvestre Álvares da Silva. “Foi ele quem criou a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a festa do Divino e as próprias Cavalhadas em Jaraguá, influenciando as Cavalhadas em outras cidades de Goiás, que até hoje são celebradas e encenadas em municípios goianos” , frisou o deputado.
“Ao garantir o reconhecimento oficial dessa tradição cultural, esperamos a promoção do turismo, o fortalecimento da economia local e a preservação da identidade goiana”, finalizou Lineu Olimpio.