Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins propõe mês de enfrentamento ao câncer de pulmão
Com foco no combate ao câncer de pulmão, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, que cria o “Agosto Branco”, dedicado à prevenção e ao enfrentamento da doença.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil.
O câncer pulmonar é o primeiro em mortalidade entre os homens e o segundo entre as mulheres, segundo estimativas mundiais de 2020, que apontaram incidência de 2,12 milhão de novos casos, sendo 1,35 milhão em homens e 770 mil em mulheres.
No Brasil, alerta Paulo Cezar Martins, a doença foi responsável por 28.620 mortes em 2020. “No fim do Século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis”, reforça. Segundo ele, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. O parlamentar explica que a taxa de sobrevida relativa em cinco anos para câncer de pulmão é de 18% (15% para homens e 21% para mulheres). Apenas 16% dos cânceres são diagnosticados em estágio inicial (câncer localizado), para o qual a taxa de sobrevida de cinco anos é de 56%.
O projeto estabelece que, no decorrer do mês alusivo à campanha, serão fomentadas ações de comunicação que alertem sobre a importância da conscientização e prevenção da doença, possibilitando diagnósticos precoces e acompanhamento psicológicos dos pacientes e seus familiares.
Por fim, Paulo Cezar Martins enfatiza que os fumantes têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão, quando comparados a pessoas que nunca fumaram. “Esse tipo de câncer costuma ser silencioso, apresentando sintomas apenas nos estágios avançados. Infelizmente, o diagnóstico tardio, com a doença em estágio avançando, diminui a expectativa de vida do paciente”, lamenta, acrescentando que “a instituição do respectivo mês é de suma importância, pois alertará toda a população acerca da doença”.