Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Defensor do Cerrado, deputado Antônio Gomide luta pela diminuição do desmatamento em Goiás

31 de Maio de 2023 às 10:25
Defensor do Cerrado, deputado Antônio Gomide luta pela diminuição do desmatamento em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) cobrou ações do Governo estadual para conter o desmatamento do Cerrado em Goiás durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Assembleia Legislativa. O parlamentar salientou que é preciso que haja políticas públicas para conter a devastação, que aumentou nos últimos anos no estado.

Antônio Gomide salientou que os dados da Universidade Federal de Goiás (UFG) mostram que, embora haja 35% do Cerrado ainda preservado em Goiás, há fragmentação da vegetação, não se conseguindo assim sustentar a fauna, flora e as bacias hidrográficas.

Assim, o deputado avalia que é preciso que haja discussões para que sejam feitas leis que melhorem as ações contra o desmatamento do Cerrado. Para isso, é necessária vontade política do Governo. Os dados apontam que houve uma  média de 30 mil hectares desmatados em Goiás nos últimos 5 anos.

“Estamos aqui para discutir o meio ambiente. Precisamos fazer um planejamento e ver qual o direcionamento que o Governo estadual vai dar. Nós, na Assembleia, queremos fazer leis que fortaleçam a economia sustentável. Fico muito preocupado que houve aumento do desmatamento, dos quais 2/3 não houve fiscalização, segundo o jornal O Popular. A própria secretária de Meio Ambiente mostrou que temos apenas 12 fiscais. Vemos, isso é ação de Governo. Precisamos mudar esse comportamento”, disse Antônio Gomide.

Audiência pública

A audiência pública para debater “Políticas públicas e diretrizes para o combate ao desmatamento em Goiás” foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Alego, presidida pela deputada Rosângela Rezende (Agir).

O evento contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis; da coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da UFG,  Elaine Silva, além de estudiosos, ambientalistas e público geral.

A secretária mostrou dados que apontam que houve desmatamento ilegal de cerca de 33 mil hectares de Cerrado em 2019, em 2020 foram 23 mil hectares e em 2021 foram 31 mil hectares. Além disso, disse que houve aumento no rigor da fiscalização.

Já Eliane Silva destacou que a fragmentação das áreas de vegetação remanescente do Cerrado é preocupante por comprometer a biodiversidade e a questão hídrica.

 “São necessárias políticas públicas e ações concretas para frear o desmatamento, considerando a fragilidade das áreas já convertidas e a necessidade de equilíbrio entre o agronegócio e a preservação ambiental”, disse a pesquisadora.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.