Notícias dos Gabinetes
De autoria de Paulo Cezar, Alego aprova projeto que cria política estadual de combate ao câncer de ovário
A Assembleia Legislativa aprovou, em última votação, projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL) que institui a Política de Combate e Prevenção ao câncer de ovário. O autógrafo segue para sanção ou veto do Executivo. O projeto prevê o desenvolvimento de ações de conscientização e prevenção, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e a consequente redução dos índices de mortalidade pela doença em Goiás.
Além do tratamento clínico, prevê a proteção e o auxílio aos pacientes, com desenvolvimento de ações e a divulgação sobre sintomas, causas e formas de tratamento das neoplasias de ovário. Também estabelece a realização de campanhas educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas que envolvam a prevenção da doença. “Toda paciente diagnosticada com de câncer de ovário deve receber acolhimento humanizado, respeitoso e ser cuidada em ambiente adequado ao seu tratamento”, prevê um dos artigos do projeto aprovado.
Paulo Cezar Martins, citando dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), argumenta que esse tipo de neoplasia ginecológica é a mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer do colo do útero. “Infelizmente, pela ausência de sintomas iniciais, o diagnóstico tardio é o grande desafio no tratamento de pacientes com a doença, elevando as taxas de mortalidade para até 70% entre as mulheres afetadas”, pontua.
Segundo ele, a aprovação do projeto traz benefícios à população feminina, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para o êxito no tratamento. Paulo Cezar salienta que a proposição foi redigida em articulação com a Procuradoria da Alego, visando adequá-la à boa técnica legislativa e atender ao interesse público. “É fundamental uma sintonia fina entre Estado e sociedade, para que o câncer, em todas as suas formas, seja vencido”, arremata o parlamentar.