Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Vida saudável: deputada Bia de Lima apresenta projetos voltados para a pessoa idosa

14 de Junho de 2023 às 10:13
Vida saudável: deputada Bia de Lima apresenta projetos voltados para a pessoa idosa

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nessa terça-feira, 13, três projetos de lei com foco na saúde e bem-estar da população idosa de Goiás. O primeiro deles dispõe sobre o incentivo à inclusão social e digital dos idosos, o segundo cria medidas de proteção financeira ao grupo, já o terceiro dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de cursos de capacitação em gerontologia para os profissionais que atuam nos estabelecimentos de saúde em Goiás.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a população idosa, composta por pessoas de 60 anos ou mais, vem crescendo de forma expressiva. Em 2010, o país tinha aproximadamente 20,6 milhões de idosos, representando 10% da população total. Projeções indicam que, até 2050, esse número deve triplicar, alcançando cerca de 65,7 milhões de idosos, o que equivale a 29,3%.

No caso específico de Goiás, também é possível observar essa tendência de envelhecimento populacional. Segundo o IBGE, em 2010, a população idosa de Goiás correspondia a aproximadamente 8,9% do total. A estimativa é de que, em 2050, esse número chegue a 25,3%.

“O envelhecimento da população traz desafios e oportunidades para toda sociedade. Por um lado, há de se garantir políticas públicas que promovam um envelhecimento ativo e saudável, oferecendo acesso a serviços de qualidade, apoio social e condições dignas de vida para esse grupo. Também é necessário abrir espaço para a valorização das contribuições e saberes dos mais experientes, reconhecendo sua importância na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, em todos os aspectos”, afirma a deputada Bia de Lima.

Entenda os projetos:

Inclusão digital

O projeto cria o Programa de Incentivo à Inclusão Social e Digital dos Idosos, com o objetivo de promover a participação ativa e o acesso das pessoas idosas às tecnologias digitais e à vida social, contribuindo para a inclusão na sociedade. Entre as propostas do programa, está a criação de espaços de inclusão digital em locais de fácil acesso aos idosos, como centros comunitários, com a oferta de cursos e capacitações gratuitas em tecnologia e internet, entre outras.

Proteção financeira

A proposta cria o Programa de Proteção Financeira para Idosos, com o objetivo de prevenir fraudes e abusos financeiros contra a população idosa residente em Goiás. Caso seja aprovado, serão criadas campanhas educação e de conscientização sobre os tipos de fraudes, sinais de alerta, além da criação de canais de denúncia e assistência especializados para idosos, através de meios de comunicação acessíveis e gratuitos.

Atenção à saúde

O projeto  apresentado,  propõe a obrigatoriedade de realização de cursos de capacitação em gerontologia para os profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde públicos e privados de Goiás, visando a melhoria do atendimento. Os cursos devem abordar diversos temas, entre eles: aspectos biopsicossociais do envelhecimento; comunicação efetiva com idosos; prevenção de lesões; cuidados específicos com medicações, entre outros.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.