Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Rosângela acompanha audiência de Prestação de Contas da Secretaria de Economia do estado

15 de Junho de 2023 às 16:24
Deputada Rosângela acompanha audiência de Prestação de Contas da Secretaria de Economia do estado

Nesta quarta-feira, 14, às 15h, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento recebeu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a secretária de economia do estado, Selene Peres, em Audiência Pública para a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2023.

No início de sua fala, a secretária abordou as perdas significativas na arrecadação, que teve início em 2022, por consequência da queda do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo ela, o impacto atingiu não só o estado de Goiás, mas o Brasil inteiro, nos levando aos patamares de arrecadação vistos em 2021.

Apesar das medidas de compensação adotadas pelo estado e do acordo com a União, que permitiu a compensação de metade da perda de 2022 em até três anos, mas que ainda precisa de Lei Complementar, a mudança atingiu fortemente a economia, impactando os resultados deste primeiro quadrimestre.

De acordo com a secretária, as maiores despesas estão fixadas no reajuste de salário dos servidores, no piso do magistério, no reflexo na previdência, na expansão dos programas sociais e nos investimentos em educação e saúde, que se mantiveram mais elevados pelo caráter social. Com os esforços da Secretaria, a Dívida Consolidada Líquida (DCL) teve uma queda, o que possibilitou uma disponibilidade de caixa de R$ 13 bilhões.

Um dos objetivos principais foi cumprido: manter-se dentro do limite estipulado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo Selene Peres, a Secretaria trabalhou até o momento para isso e pretende manter o controle das contas do estado até o fim do ano, seguindo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

Crescimento e responsabilidade social

O PIB de Goiás cresceu 6,6% em 2022, contra 2,2%, registrados no Brasil, alcançando o segundo melhor resultado na série histórica e configurando o melhor no centro-oeste, de acordo com dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O equilíbrio fiscal, somado às iniciativas adotadas em 2022, possibilitou um aumento de gastos com a população mais vulnerável.

Atualmente, os programas sociais do estado são capazes de reduzir a pobreza em 23% e salvam 43 mil goianos da extrema pobreza, segundo dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos. Além disso, Goiás tem 3,7 milhões de ocupados, compostos por trabalhadores com vínculo empregatício ou autônomos.

A secretária ainda compartilhou com a Comissão o Cronograma de Pagamentos do estado, que prevê o pagamento de R$ 972 milhões e o pagamento de 100% da dívida até 2030. “Acho importantíssimo dividir essas informações com o Poder Legislativo, para manter um diálogo claro e transparente”, destacou Selene Peres.

A Secretaria de Economia também anunciou a construção do Plano Plurianual 2024/2027, que está em consulta pública. O objetivo é construir o plano de forma colaborativa com as demais secretarias do estado e incluir a participação da sociedade civil, visando contemplar as demandas sociais de maneira mais ampla.

“Compreender os desafios das contas públicas é fundamental para o melhor exercício do nosso trabalho aqui na Assembleia. Aprendi muito com as explanações da secretária e creio que esse intercâmbio de informações enriquece muito as nossas possibilidades de gerar resultados positivos para a população goiana”, afirmou a deputada Rosângela.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.