Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposta de Paulo Cezar, arte do jiu-jitsu agora é patrimônio cultural imaterial de Goiás

15 de Junho de 2023 às 17:30
Proposta de Paulo Cezar, arte do jiu-jitsu agora é patrimônio cultural imaterial de Goiás

De autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), agora é lei o projeto que reconhece a arte marcial do jiu-jitsu patrimônio cultural imaterial goiano. A lei, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, já está em vigência.

Embora tenha sido desenvolvida no Japão, a arte marcial do jiu-jitsu floresceu em Goiás, hoje uma das unidades federativas do país com maior número de competições e atletas de alto desempenho.

O jiu-jitsu trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes até conseguir imobilizá-lo, usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate. É uma arte marcial que requer uma técnica apurada, porque exige movimentos complexos, rápidos e não são permitidos socos e chutes.

Paulo Cezar destaca que os praticantes veem no jiu-jitsu, não apenas um esporte ou uma forma de defesa pessoal, mas uma filosofia de vida, porque além de treinar o corpo, precisam treinar a mente, já que a sua prática se baseia em princípios. Um dos seus princípios mais importantes é a humildade. “O nome jiu-jitsu significa, literalmente ‘arte suave’, porque é formado pelas palavras ju, que significa suavidade e jutsu, que significa arte”, explica.

A história do esporte relata que o jiu-jitsu teve origem três mil anos antes de Cristo, provavelmente na Índia, onde era praticado por monges budistas.

Os monges budistas precisavam se defender contra saqueadores durante suas viagens. Como o budismo proibia o uso de armas, eles desenvolveram uma forma de luta para se protegerem. Essa forma de luta se tornou o jiu-jitsu.

Anos depois, o jiu-jitsu foi aperfeiçoado no Japão. Nas escolas de samurais, no Japão, a ideia era treinar os guerreiros para situações em que eles fossem capazes de se defender quando ficassem sem espadas ou lanças.

Mitsuyo Maeda (1878-1941), conhecido como Conde Koma, foi um mestre de artes marciais responsável pela divulgação do jiu-jitsu fora do Japão. Conde Koma nasceu no Japão e naturalizou-se brasileiro.

O primeiro país onde apresentou a modalidade foram os Estados Unidos, em 1904. Depois, passou por outros países, até chegar ao Brasil, em 1914. Goiás hoje é destaque nacional nesta modalidade esportiva.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.