Notícias dos Gabinetes
“É uma causa humanitária”, ressalta Cristiano Galindo sobre projeto que prevê garantia de acesso à saúde e educação para filhos de refugiados
Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado neste dia 20 de junho, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) concedeu entrevista à TV Alego a respeito de um projeto, proposto por ele, que visa garantir os direitos dos descendentes de refugiados e imigrantes. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislativa Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), afirmou que a ação é de fundamental importância para aqueles que migram para o País sem nenhum tipo de assistência.
Como justificativa, Galindo acentua que os imigrantes e refugiados, principalmente crianças e adolescentes apátridas ou nascidos no Brasil, mas que descendem de estrangeiros, chegam ao país sem as mínimas condições de acesso a serviços essenciais. A proposta tem como objetivo, por exemplo, a inclusão destes no Sistema Único de Saúde (SUS) e asseguramento da educação de qualidade - muitas vezes, não validadas por falta de documentos básicos como certidão de nascimento.
Durante conversa com a repórter Juliana Junqueira, da TV Alego, o deputado ressaltou que a apresentação do projeto vai além das exigências burocráticas, mas se trata garantia da dignidade humana: “Nós nos colocamos no lugar do outro e vemos que sair do seu país é um momento muito delicado. Então, para uma pessoa chegar a esse ponto é, de fato, desesperador. Goiás sempre foi um estado acolhedor, com um povo acolhedor, e para que isso fique de forma clara e expressa na lei, apresentamos esse projeto que tenho certeza que todos os deputados estarão imbuídos. É uma causa humanitária e dá dignidade à população”.
O projeto, que foi apresentado durante sessão ordinária do dia 31 de maio, está em tramitação nas comissões técnicas e busca a aprovação para a sanção da Governadoria.