Notícias dos Gabinetes
Inclusão digital é pauta de projeto de lei proposto por Cristiano Galindo
Durante a sessão ordinária da última terça, 1º, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão digital em Goiás. A medida deve ser efetivada por meio de programas de capacitação e disponibilização de equipamentos e recursos tecnológicos pelo governo estadual. A medida se equipara à Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que tornou instituída a Política Nacional de Educação Digital (PNED) prevendo a inclusão, educação, capacitação e especialização digital, além de aprofundamento em pesquisa e desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Em pronunciamento em Plenário, Galindo afirma que a abrangência da tecnologia deve acontecer por todoo Estado e não só na região Metropolitana: “O projeto foi apresentado com o objetivo de democratizar o acesso à internet. Aqui, na Capital, sabemos o quão é bom, mas no interior de Goiás, percorrendo as cidades do Estado, a gente percebe o quanto ainda precisamos evoluir no que diz respeito ao assunto”.
Segundo a justificativa, a expansão da internet trouxe novas formas de interação social e econômica e, por isso, esse progresso também provocou o surgimento de uma nova classe de excluídos: a digital. De acordo com um levantamento da TIC Domicílios, realizado pelo Cetic, do ano de 2021, aproximadamente 36 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. Dessa forma, se torna necessária a criação e o estímulo de ações voltadas para a temática como, por exemplo, cursos oferecidos pelo Sistema FIEP, que buscam promover a inclusão utilizando tecnologias como instrumento de exercício da cidadania.
O projeto ainda busca beneficiar os mais diversos âmbitos da sociedade no que tange à criação de novas oportunidades no mercado de trabalho, a facilitação no acesso à informação e à educação, além da contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado.