Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sancionada lei de Karlos Cabral que cria a Política Estadual de Atenção aos Direitos da Mãe Solo em Goiás

14 de Agosto de 2023 às 16:14
Sancionada lei de Karlos Cabral que cria a Política Estadual de Atenção aos Direitos da Mãe Solo em Goiás

Foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Karlos Cabral que criou a "Política Estadual de Atenção aos Direitos da Mãe Solo" em Goiás. Com o nº 22.192/23, a nova legislação visa garantir uma série de medidas para assegurar proteção integral no acesso ao mercado de trabalho, à assistência social, ao direito de moradia e à educação infantil dos filhos das mães solteiras. “Conseguimos instituir uma série de benefícios legais, esculpidos em lei, para priorizar as mães solos nas políticas afirmativas e políticas sociais de todo o Governo do estado de Goiás”, afirma o parlamentar.

Dentre os principais objetivos da nova legislação está a erradicação da pobreza e marginalização, bem como a redução das desigualdades sociais e regionais, a proteção do mercado de trabalho para as mulheres, e a garantia dos direitos da criança, do adolescente e do jovem. A lei também abrange diretrizes para estimular o empreendedorismo e a empregabilidade das mães solos por meio de capacitação e qualificação profissional, fomentando assim sua independência financeira.

A política estadual também procura fomentar a integração entre diversas políticas voltadas para a proteção integral da mulher, incluindo aquelas direcionadas especificamente às mães solos. Além disso, a nova lei se concentra em incentivar a oferta de serviços em setores com oportunidades para mulheres com menor nível de escolaridade e promover campanhas que combatam o preconceito e encorajem a contratação de mães solo no mercado de trabalho.

De acordo com dados de pessoas inscritas no Cadastro Único, as mulheres responsáveis pela unidade familiar representam o percentual de 79,7%, com predominância das cores parda ou preta, com idade entre 25 e 34 anos.

A política estadual busca ainda facilitar a conciliação entre trabalho e família, estimular a formação de uma rede de proteção composta por mães voluntárias para oferecer apoio relacional e orientação a outras mães e gestantes em situação de vulnerabilidade. Além disso, incentiva a integração social das mulheres em sua nova identidade social como mães e visa garantir o acesso à educação infantil na rede pública estadual de ensino.

O deputado autor da matéria destaca a importância dessa nova legislação. “Goiás se posiciona como um Estado que valoriza e protege as mães solos, reconhecendo seu papel fundamental na sociedade e buscando garantir que todas as mulheres tenham igualdade de oportunidades e condições para prosperar em suas diversas esferas de vida” afirma Cabral.

Vetos

Contudo, a proposta original apresentada pelo parlamentar sofreu alguns vetos. No texto inicial, o deputado Karlos Cabral queria aumentar a idade a ser inserida no Programa Mães de Goiás, para garantir atenção social e monetária às mães que tenham filhos de 0 (zero) a 14 (quatorze) anos, que vivem em situação de extrema pobreza. A proposta atual é de 0 (zero) a 6 (seis) anos de idade.

Além disso, outro artigo vetado, foi o que previa alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estadual que assegurava aos filhos de mãe solo o direito a vaga na educação infantil da rede pública estadual de ensino, seja sobre o conjunto de vagas existentes, seja sobre as vagas mais próximas de sua residência. Também teve veto o artigo 6º da proposta, onde o deputado tinha proposto que, na Lei de regularização fundiária de imóveis urbanos, a prioridade seria para atender as mães solo. 

Agora o veto parcial dessa lei vai passar pela deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, que emitirá parecer a ser apreciado pelo Plenário em votação única e secreta.

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.