Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Trindade recebe primeiro mutirão de perícias médicas do INSS neste final de semana

24 de Agosto de 2023 às 19:23
Trindade recebe primeiro mutirão de perícias médicas do INSS neste final de semana

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o primeiro mutirão de perícias médicas do Estado de Goiás, em Trindade, neste sábado, 26, e domingo, 27. Durante o mutirão, serão feitas perícias para concessão do benefício por incapacidade. Para participar é preciso fazer agendamento pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135. 

Serão atendidos os beneficiários de Trindade e região que já solicitaram o benefício e aguardam a perícia. A ação foi articulada pela deputada federal Flávia Morais e pelo deputado estadual Dr. George Morais, ambos do PDT, junto ao Ministério da Previdência Social. 

Deputada federal e líder da bancada no Congresso Nacional, Flávia Morais explica que a ação é resultado de uma articulação que começou há alguns meses.  “Estamos empenhados em garantir que os requerentes sejam atendidos de forma mais ágil e eficiente. As pessoas dependem desse benefício para seus sustentos e não podem ficar desamparadas”, afirma Flávia Morais.

De acordo com o deputado estadual George Morais, Trindade recebe o primeiro mutirão do INSS do Estado, mas outras cidades também serão contempladas. “A intenção do ministro Carlos Lupi é reduzir o tempo de espera das perícias para 45 dias. Outras regiões, onde há maior espera, como o Entorno de Brasília, também serão contempladas”, explica Morais. 

O benefício por incapacidade é destinado à pessoa que comprove, por meio de perícia médica, estar doente e incapaz para o trabalho ou atividade habitual. Durante a perícia médica, é avaliado se o benefício se encaixa como temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

Programa para redução de filas

Outros mutirões serão realizados em Goiás dentro do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), instituído pelo ministério em julho deste ano. A previsão é que as cidades de Formosa, Jataí, Luziânia e a região do Entorno do Distrito Federal também sejam contempladas.

A escolha das localidades levou em consideração o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica, além da estrutura disponível em cada local e a quantidade de peritos. O programa paga bônus de produtividade aos servidores do instituto que aderiram à iniciativa para redução de filas.

Gabinete Dep. Dr. George Morais Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.