Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar comemora aprovação do projeto “Adote a Saúde”

06 de Setembro de 2023 às 11:02
Paulo Cezar comemora aprovação do projeto “Adote a Saúde”

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira, 6, em segunda votação, projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que institui a Política Estadual Adote a Saúde em Goiás.

Pelo projeto, empresas de direito privado ficam autorizadas a contribuir com a conservação e a manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) existentes em Goiás.

De acordo com o projeto, o Executivo estadual poderá firmar convênios, termos de cooperação ou outros instrumentos congêneres previstos na legislação com as pessoas jurídicas legalmente interessadas em adotar uma unidade de saúde tipo UBS.

O adotante deverá apresentar, a cada 120 dias, a prestação de contas sobre os investimentos realizados e as melhorias promovidas na UBS adotada. Fica permitido a ele, após a assinatura do termo de cooperação, mediante aprovação prévia do órgão estadual competente, veicular publicidade alusiva ao acordo celebrado, cujo ônus é de inteira responsabilidade do adotante.

“Esse projeto visa incentivar que a sociedade civil organizada e/ou pessoas jurídicas participem na melhoria da qualidade da saúde pública estadual, através da conservação e manutenção da infraestrutura das unidades de saúde”, explica Paulo Cezar.

Segundo o parlamentar, é muito importante a participação direta da comunidade, especialmente do setor produtivo, na melhoria da infraestrutura da saúde. “Essa é uma operação ganha-ganha. Ganham as empresas e ganham os pacientes”.

Ele ressalta ainda que a Constituição Federal estabelece expressamente que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.