Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar inclui Ministério Público na defesa dos catadores de materiais recicláveis

18 de Setembro de 2023 às 17:08
Paulo Cezar inclui Ministério Público na defesa dos catadores de materiais recicláveis

Para tratar de assuntos de interesse dos catadores de materiais recicláveis, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 18, com o promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, titular da 15ª Promotoria do Ministério Público Estadual. Paulo estava acompanhado do presidente e do vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados de Goiás, José de Moraes Neto e Fernando Augusto de Paiva Prado, do paisagista Robson Guimarães, da presidente da cooperativa Cooper Rama, Dulce Vale, e do assessor parlamentar Emival Oliveira.

Ficou acertado que o grupo vai se reunir com os secretários titulares das secretariais municipais de Meio Ambiente e da Retomada de Goiânia. A ideia é criar uma frente que envolva Assembleia Legislativa, Prefeitura de Goiânia, Ministério Público, OAB e os representantes das cooperativas para discutir ações a favor dos catadores de materiais recicláveis.

Paulo Cezar agradeceu o empenho pessoal do promotor Juliano Barros, apontado como um dos principais defensores no Ministério Público estadual da categoria dos catadores, que hoje passa por uma crise sem precedentes, devido à instabilidade provocada pela queda vertiginosa do preço dos materiais.

Na audiência, Paulo Cezar disse ser fundamental o reconhecimento da importância desses profissionais e a necessidade de inclusão social, que deve ser feita em conjunto com esses trabalhadores. Por isso, considera muito importante o envolvimento de todos – autoridades e representantes dos catadores.

O paisagista Robson Guimarães, idealizador de um projeto que troca resíduos sólidos por mudas de árvores nativas do Centro-Oeste na cidade de Anápolis, assinalou na audiência que os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel fundamental na sustentabilidade ambiental, uma vez que “transformam o lixo em luxo”.

“Quanto mais catadores nas cidades, menos resíduos serão lançados nos aterros. Esses profissionais precisam ser valorizados, tratados como seres humanos, regularizados. Eles catam o que seria lixo e transformam em dinheiro”, reforçou.  

O paisagista agradeceu ao deputado pela iniciativa em atender as demandas dos catadores e assinalou que a atuação da classe é digna, honesta e benéfica para toda a sociedade, uma vez que reaproveitam os resíduos sólidos.

Junto com o promotor Juliano de Barros e os representantes da OAB, Paulo reafirmou o compromisso de atuar em defesa da classe, que será homenageada por ele, durante solenidade na Assembleia Legislativa, marcada para o próximo dia 21, às 19 horas.  

Além de homenageá-los, Paulo Cezar defende que sejam criadas linhas de crédito para fortalecimento das cooperativas, que passam por grandes dificuldades financeiras. Também trabalha para que os catadores de recicláveis tenham acesso a programas habitacionais para famílias de baixa renda. Para se ter ideia da gravidade do problema, o preço de um quilo de papel caiu de R$ 1,70 para 15 centavos.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.