Na semana do dia 21 de setembro, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) diz que é um dever de todo cidadão brasileiro se pronunciar em apoio a essa causa, uma vez que a população atingida pela falta de inclusão é obrigada a ir à luta para fazer valer seus direitos e sua cidadania.
O parlamentar, que está estreando na vida pública, diz que já chegou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) ciente da responsabilidade de defender os direitos daqueles que sofrem por conta de restrições de ordem física, ou mesmo mental. Segundo ele, são cidadãos que querem ver seus direitos serem reconhecidos na prática.
Convite às entidades
Eleito por seus pares para presidir a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Alego, Cristiano Galindo diz que as portas do Parlamento estão abertas para acolher e debater as questões relativas aos deficientes e às entidades civis que os representam.
Mandato parlamentar
O parlamentar ressalta as ações tomadas por seu mandato visando a inclusão das pessoas com deficiência, em seus mais variados aspectos sociais. Dentre os projetos de lei apresentados, e que se encontram em tramitação na Casa de Leis, alguns estão diretamente voltados para atender as pessoas com deficiência.
Projetos de lei apresentados
1 - Projeto de lei nº 1646, de 16 de agosto de 2023, que dispõe sobre a criação de políticas de acessibilidade a pessoas com deficiência física em shows e eventos em Goiás, por meio da construção de rampas adequadas, corredores largos, espaço entre assentos, sanitários adaptados e garantia de vaga de estacionamento, dentre outras medidas elencadas.
2 - Projeto de lei nº 1488, de 1º de agosto de 2023, que dispõe sobre a criação de medidas que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva em eventos oficiais e a órgãos públicos e privados no Estado.