Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Presidida por Paulo Cezar, recém-criada Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz primeira audiência pública

25 de Setembro de 2023 às 15:28
Presidida por Paulo Cezar, recém-criada Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz primeira audiência pública

Está marcada para o próximo dia 4 de outubro, às 14 horas, no auditório 2 da Assembleia Legislativa, a primeira audiência pública da recém instalada Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A comissão é presidida pelo decano da Casa, deputado Paulo Cezar Martins (PL).

Segundo ele, a ideia é trabalhar para que a comissão seja uma das mais atuantes do Legislativo estadual, “porque é um dever dos Três Poderes constituídos cuidar para que essas pessoas tenham qualidade de vida, respeito e cidadania plena”.

Na primeira audiência pública, serão discutidos temas como: os PCDs nas organizações públicas, políticas públicas que levem à acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência, de quem é o papel de promover a inclusão e como o governo estadual age para a inclusão de pessoas com deficiência.

O deputado assinala que, inicialmente, a tendência é acreditar que o papel da promoção de inclusão é essencialmente dos políticos e governantes, mas a tarefa diz respeito à sociedade como um todo.  “A iniciativa não se restringe a governos, políticos ou terceiros. Na verdade, a inclusão é mais uma questão de atitude”, reforça.

Na avaliação de Paulo Cezar, as iniciativas que promovam efetivamente a inclusão, além de serem uma questão de humanidade, favorecem potencialmente as instituições, “tendo em vista que a diversidade melhora o desempenho delas, sejam públicas ou privadas”.

Para ele, a importância de políticas públicas voltadas para aos PCDs no Brasil fica evidente quando se consulta o último censo demográfico, quando se constata que cerca de 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência, ou seja, 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.

“Desde a Constituição de 88, o Brasil tem avançado nas políticas de inclusão em nosso país, mas é preciso fazer mais, muito mais”, arremata Paulo Cezar, para quem o trabalho ainda está apenas começando. “É preciso que as pessoas saibam que a deficiência é apenas uma diferença, não uma limitação”.

 

 

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.