Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe política de prevenção ao câncer ocular
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL) que institui a Política Estadual de Prevenção do Câncer de Retinoblastoma em Goiás. O objetivo do projeto é conscientizar a população e garantir o tratamento adequado da doença.
Para isso, prevê a realização de campanhas educativas, inclusive na rede pública e privada de educação. Também recomenda a ampliação dos serviços de atendimento público de saúde, com oferta de exames clínicos, laboratoriais e específicos para crianças com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de desenvolvê-la.
O projeto prevê ainda o envolvimento das entidades da sociedade civil e da população em geral, a formulação e atualização das políticas públicas voltadas para as pessoas com câncer de retinoblastoma, bem como o controle social nesse processo. Também estimula a pesquisa científica e a produção de dados estatísticos que contribuam para nortear as políticas públicas de saúde destinadas ao controle da enfermidade.
Na justificativa do projeto, Paulo Cezar Martins alerta que o retinoblastoma é um tumor maligno raro, originário das células da retina – parte do olho responsável pela visão – e que pode comprometer todo o sistema ocular.
O principal sintoma da retinoblastoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como ‘sinal do olho de gato’. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados,entre 200 a 250 casos novos por ano, no Brasil e a grande preocupação é o diagnóstico tardio.