Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Inclusão de autistas e portadores de TDAH são pautas de projetos do deputado Cristiano Galindo

18 de Outubro de 2023 às 10:27

Empenhado em garantir o bem-estar dos goianos, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) protocolou frente à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta semana, dois projetos de lei que buscam voltar os olhos do poder público para a saúde dos portadores de transtorno do espectro autista (TEA) e portadores de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

O primeiro deles requer a instituição de uma política estadual de atenção à saúde aos portadores de TEA e TDAH, que tem como objetivo firmar um compromisso ético nas ações desenvolvidas para o pleno desenvolvimento físico, mental, moral e social. Além disso, visa a viabilidade no atendimento multidisciplinar destes pacientes nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, entre outras especialidades.

Na mesma oportunidade, o parlamentar ainda propôs uma ação que dispõe sobre a aplicação do questionário M-CHAT para rastreamento de sinais precoces do autismo em bebês de 16 a 30 meses, durante atendimentos em unidades de saúde públicas e privadas no Estado de Goiás. Conhecida por ser uma ferramenta útil para médicos pediatras, a escala consiste em 23 questões do tipo “sim” ou “não”, a serem respondidas por pais e/ou responsáveis legais da criança. Do número total de perguntas, 14 foram desenvolvidas com base em uma lista de sintomas frequentes em menores com autismo.

Ainda de acordo com a justificativa de Galindo, os projetos almejam melhores condições para o rastreamento, diagnóstico e tratamento correto das duas condições genéticas, os quais, aliados a programas criados em parceria com outras áreas, como educação, família e redes de proteção social, garantem uma maior qualidade de vida aos cidadãos: “A instituição dessas iniciativas é crucial para assegurar que esses indivíduos tenham a oportunidade de viver vidas plenas e produtivas, assim como para promover uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas portadoras desses transtornos”.

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.