Notícias dos Gabinetes
Três projetos de lei de Galindo tramitam no Legislativo
Finalizando os trabalhos da última semana do mês de outubro, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) teve três de seus projetos distribuídos para Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Os projetos abrangem, principalmente, o âmbito da saúde e almejam melhorias destinadas à comunidade cigana e aos portadores do transtorno do espectro autista no Estado.
A primeira propositura do parlamentar dispõe sobre o direito à educação de qualidade e a democratização do acesso à saúde para os povos ciganos. O processo foi encaminhado para a relatoria do deputado Talles Barreto (União Brasil) e visa garantir a inclusão e o bem-estar dessa comunidade historicamente excluída, abraçando a diversidade com o objetivo de promover a justiça e a igualdade desses povos.
Na oportunidade, ainda foram encaminhados para a relatoria dos deputados Veter Martins (Patriota) e Amilton Filho (MDB) dois projetos voltados para o rastreio e monitoramento dos portadores de transtorno do espectro autista e do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O primeiro institui a Política Estadual de Atenção à Saúde aos Portadores do TEA e TDAH, enquanto o segundo especifica sobre a aplicação do questionário M Chat para a realização do rastreamento de sinais precoces do autismo, nas crianças com a idade entre 16 meses e 30 meses, durante atendimentos em unidades de saúde públicas e privadas do Estado de Goiás.
De acordo com Galindo, esses projetos têm a intenção de prezar pela garantia do diagnóstico correto das duas condições genéticas, fazendo com que haja o encaminhamento do paciente para o tratamento multidisciplinar necessário o mais breve possível. Além disso, as medidas gerarão qualidade de vida, inclusão social e suporte para as famílias, seguidos de uma série de benefícios significativos para a população como um todo.