Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
George Morais e Flávia Morais realizam visitas técnicas em São Paulo para tratar sobre ampliação da triagem neonatal

28 de Novembro de 2023 às 15:03
George Morais e Flávia Morais realizam visitas técnicas em São Paulo para tratar sobre ampliação da triagem neonatal

A deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Dr. George Morais (PDT) participaram, na última quinta-feira, 23, de uma visita técnica nas sedes da Novartis e do Instituto Jô Clemente, em São Paulo. A visita foi organizada pela Subcomissão Especial de Doenças Raras (SUBRARAS) da Câmara dos Deputados, e contou com a presença de outros integrantes da subcomissão. 

Durante as visitas, os deputados conversaram sobre a triagem neonatal no Brasil com foco na implementação da Lei de Ampliação do Teste do Pezinho (Lei n° 14.154/2021). Sancionada em 2021 e em vigor desde maio de 2022, a lei adiciona 50 novas doenças a serem rastreadas por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, incluindo diagnóstico para Atrofia Muscula Espinhal (AME). 

Líder da bancada goiana no Congresso Nacional, Flávia Morais destaca que a triagem neonatal é fundamental para saúde infantil por tornar possível a identificação precoce de algumas doenças raras. “Estamos trabalhando para garantir o diagnóstico e tratamento mais ágil de doenças raras com o objetivo de oferecer mais tempo e qualidade de vida para as crianças afetadas e suas famílias”, pondera a deputada federal.

Com a inclusão no Teste do Pezinho, o diagnóstico da AME ainda nas primeiras semanas de vida possibilitará o início do tratamento assim que confirmada a doença. Por isso, o deputado Dr. George Morais apresentará, na Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão e registro da detecção de Atrofia Muscular Espinhal (AME) através da Triagem Neonatal Ampliada.

De acordo com George Morais, que também é médico, o diagnóstico precoce da doença é de suma importância para o tratamento das crianças com atrofia muscular espinhal. “A AME é uma doença genética marcada pela degeneração de neurônios motores, que com o tempo passam a comprometer funções motoras e respiratórias. Quanto mais cedo inicia-se o tratamento, melhores são os resultados”, explica o deputado.

Troca de experiências

Em São Paulo, a comitiva conheceu a sede da Novartis, empresa responsável pela pesquisa da terapia gênica, um dos três tratamentos aprovados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) para o tratamento de pacientes com AME. 

Os deputados foram recebidos pelo presidente da Novartis Brasil, Renato Carvalho, e participaram de palestras com médicos e especialistas da empresa, entre eles Dr. Francis Galera, Dr. Felipe Franco, Dra. Kalliana Duarte, Vanessa Romanelli e Suhellen Oliveira. Eles fizeram uma retrospectiva sobre o progresso da Triagem Neonatal no Brasil, falaram da importância dela para o diagnóstico precoce e tratamento da AME e apresentaram casos de sucesso.

Depois a comitiva de deputados visitou o Instituto Jô Clemente (IJC), que é pioneiro na realização do Teste do Pezinho no Brasil. Credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o laboratório do IJC é o maior do Brasil e já realiza o diagnóstico de até 50 doenças pelo Teste do Pezinho. 

No IJC, os deputados conheceram todo processo de realização o Teste do Pezinho, desde a recepção de pacientes e coleta das amostras, passando pelo Setor Administrativo e de Busca Ativa, até os laboratórios de Doenças do Teste do Pezinho Básico, de Espectrometria de Massas e Biomolecular, finalizando no Ambulatório de Triagem Neonatal.

O Instituto Jô Clemente é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que também atua na prevenção e promoção da saúde das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. Além disso, atua na inclusão social, defesa de direitos, pesquisa e inovação.

Gabinete Dep. Dr. George Morais Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.