Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar avalia que rebaixamento das contas estaduais pelo STN traz prejuízos à economia de Goiás
Na avaliação do deputado Paulo Cezar Martins (PL), a piora na capacidade de pagamento de Goiás, pela Secretaria Tesouro Nacional (STN), revela a incompetência do governador Ronaldo Caiado, que aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), deixou de pagar as dívidas junto à União e mesmo assim teve as contas estaduais rebaixadas.
Segundo o decano, a mudança na avaliação, com queda da nota C para B, ocorre por conta da deterioração das contas do Estado e da incapacidade do governo estadual de equilibrar a relação receita/despesa.
Paulo lamenta que, apesar do cenário negativo, o Diário Oficial do Estado está repleto de nomeações de cargos comissionados e, segundo dados do Portal da Transparência do Governo estadual, o ano de 2023 começou com 5,8 mil comissionados na folha e termina com 6,5 mil, um aumento de cerca de 10%.
“Antes de pensar em aumentar impostos, o governador Ronaldo Caiado deveria enxugar gastos”, afirma Paulo Cezar. De acordo com dados divulgados pelo jornal O Popular, em novembro de 2023 a folha de servidores ativos custou R$ 342 milhões ao governo, sendo que R$ 34,8 milhões são referentes aos comissionados. No período, a despesa com esses funcionários representou 4,22% de todo o gasto com pessoal da gestão. Paulo Cezar lembra que, em novembro de 2022, o gasto com os comissionados do Estado representava 3,56%.