Notícias dos Gabinetes
Dr. George Morais realiza, nesta quinta-feira, 14, audiência pública para debater cirurgias eletivas em Goiás
O deputado estadual Dr. George Morais (PDT) promove, nesta quinta-feira, 14, às 8h, audiência pública para falar sobre cirurgias eletivas em Goiás. O debate acontece no Auditório da CCJ e contará com a participação do secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, e da líder da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal Flávia Morais (PDT).
De acordo com Dr. George Morais, que preside a Frente Parlamentar Fila Zero para Cirurgias Eletivas na Assembleia Legislativa de Goiás, o secretário Sérgio Vencio fará um balanço sobre o andamento dos procedimentos eletivos em Goiás durante a audiência. “Esta é uma oportunidade para entender o cenário das cirurgias eletivas em Goiás e unir forças para zerar a fila”, destaca o deputado, que também é médico.
A deputada federal Flávia Morais, que já presidiu a mesma frente parlamentar em Brasília, destaca os avanços conquistados com a Portaria nº 90 do Governo Federal que destinou recursos para realização de cirurgias eletivas em Goiás. “Muitos mutirões já aconteceram. Um pouco já foi feito, mas precisamos diminuir consideravelmente a espera pelos procedimentos eletivos. Essa é nossa luta, ela é antiga, mas seguiremos trabalhando para garantir saúde de qualidade para todos os goianos”.
Recursos para cirurgias eletivas
Lançado pelo governo federal em fevereiro, o Programa Nacional de Redução de Filas (PRNF) destinou cerca de R$ 20 milhões para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos em Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o governo estadual aportou o mesmo volume de recursos do governo federal para complemento da tabela SUS, além de garantir o custeio mensal dos hospitais estaduais para avançar nessas cirurgias.
A deputada federal Flávia Morais também destinou mais de R$ 4 milhões somente para realização de cirurgias de catarata. Com esse recurso, o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG) já realizou 3,5 mil procedimentos, atendendo pacientes de todas as regiões de Goiás.