Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Conscientização sobre a condição rara de fragilidade dos ossos é pauta do deputado Anderson Teodoro na Alego

18 de Dezembro de 2023 às 08:56
Conscientização sobre a condição rara de fragilidade dos ossos é pauta do deputado Anderson Teodoro na Alego

O deputado estadual Anderson Teodoro (Avante) apresentou a proposição nº 8342/23 na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que busca instituir o Dia Estadual de Conscientização da Doença de  Osteogênese Imperfeita.  O objetivo principal do projeto é impulsionar ações educativas relacionadas à doença e desenvolver políticas públicas de atenção integral aos portadores. 

A osteogênese imperfeita, também conhecida como doença de Lobstein ou doença de Ekman-Lobstein, é uma condição rara do tecido conjuntivo, de caráter genético e hereditário, caracterizada pela fragilidade dos ossos, que quebram com grande facilidade. De acordo com a proposição, os pacientes que sofrem dessa enfermidade nascem sem a proteína necessária (colágeno tipo 1) ou sem a capacidade de sintetizá-la. O colágeno é um componente fundamental da estrutura óssea e sua ausência torna essa estrutura anormalmente quebradiça.

O projeto de lei propõe uma série de ações para promover a atenção às alterações relacionadas à doença, tais como diferentes graus de fragilidade óssea, fraturas sem causa aparente, ossos curvados e dentes escuros e frágeis (dentinogênese imperfeita), visando o diagnóstico precoce da doença.

Além disso, a proposta visa apoiar as atividades organizadas pela comunidade civil em prol dos portadores da doença, incluindo debates e palestras sobre as políticas públicas de atenção integral a esse público.

Atualmente, o projeto de lei encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, aguardando a relatoria do deputado Jamil Calife (PP).

O deputado Anderson Teodoro ressalta a importância de conscientizar a sociedade sobre a osteogênese imperfeita e destaca a necessidade de políticas públicas que promovam uma atenção integral aos portadores dessa condição rara. Ele espera que o projeto seja bem recebido pelos demais parlamentares e avance no processo legislativo.

Gabinete Dep. Anderson Teodoro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.