Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa de Mauro Rubem, Alego vai realizar audiência pública, no dia 8, sobre “A Crise no SAMU/SATS em Goiânia e em Goiás”

05 de Fevereiro de 2024 às 16:57
Por iniciativa de Mauro Rubem, Alego vai realizar audiência pública, no dia 8, sobre “A Crise no SAMU/SATS em Goiânia e em Goiás”

O deputado Mauro Rubem, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), vai coordenar os trabalhos da audiência pública sobre "A Crise no SAMU/SATS em Goiânia e em Goiás”.  O debate ocorrerá na próxima quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024, às 8h30, no auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

A precariedade do serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do SATS (Serviço de Atendimento ao Transporte Sanitário) em Goiânia vem sendo denunciada pelo deputado Mauro Rubem desde 2022, quando ainda era vereador e presidia a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Goiânia.

Em 16 de agosto de 2022, Rubem protocolou uma representação no Ministério Público Estadual (MP-GO) contra a Prefeitura de Goiânia: “À época, além da falta de pessoal e de veículos em condições de circular, denunciei a inexistência de controle rígido das atividades das ambulâncias. Nem uniformes os profissionais tinham para trabalhar, prejudicando a população”, relatou o então vereador.

A partir daquela representação, depois de muitos trâmites burocráticos, foi instaurada a Notícia de Fato nº 202300467795, distribuída à 78ª Promotoria de Justiça, que considerou não haver dano a ser investigado e promoveu seu arquivamento. Assim, Mauro Rubem apresentou novo recurso, que deverá ser julgado pelo Conselho Superior do MPGO, em sessão virtual, que ocorrerá entre os próximos dias 12 e 16 fevereiro de 2024. “Pretendo fazer uma defesa oral no conselho pela urgência de que se investigue tal situação”, declarou o deputado.

Para além das ações jurídicas já tomadas pelo deputado, as seguintes questões deverão ser debatidas na audiência pública: a) o tempo de espera por uma ambulância, que pode chegar a 12 horas; b) Ministério da Saúde (MS) realizou uma auditoria e constatou que somente sete ambulâncias, de um total de 12, estavam circulando na Capital; c) Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia não prestou contas dos recursos federais recebidos; d) de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, somente 20% das ambulâncias estão rodando; e) há denúncias de desvios de recursos na manutenção dos veículos.

Além do deputado Mauro Rubem, a mesa diretiva da audiência será composta pelas seguintes autoridades: Rasivel dos Reis Santos Júnio, secretário de Estado de Saúde de Goiás; Wilson Modesto Polara, secretário Municipal de Saúde de Goiânia; Marlene Nunes Freitas Bueno, promotora de Justiça do MPGO; Lucas Betti de Vasconcelos, superintendente do Ministério da Saúde em Goiás; Kleber Sandro Temponi, chefe da Seção de Auditorias do SUS em Goiás; Wilma Ana Nogueira Santos, coordenadora Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu - Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; Luzinéia Vieira dos Santos, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindisaúde); Jeferson Ferreira de Brito, presidente da Associação dos Servidores do Samu Goiânia, Goiás, Nacional.

Toda a sociedade, população em geral, trabalhadores da saúde e imprensa estão convidados a participar dessa audiência pública. Outras informações: Gabinete 15 da Alego fone: (62)3221-2507

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.