Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar avalia que covid e dengue continuarão pressionando sistema de saúde
Na avaliação do deputado Paulo Cezar Martins (PL), um dos grandes desafios que o poder público deve enfrentar, em 2024, são as demandas de saúde, principalmente em função da chamadas doenças sazonais, como a covid e a dengue.
Segundo Paulo Cezar, essas duas epidemias devem pressionar ainda mais o sistema de saúde e requerem uma ação articulada entre os governos federal, estadual e municipal. "É importante que todos os entes federativos se atentem para o seu papel", assinala Paulo Cezar, enfatizando que, no caso da covid, muitos pensam que a doença foi erradicada, o que não é verdade. "O dado concreto é que essa doença continua pressionando as unidades de saúde", enfatiza.
Em relação à dengue, Paulo Cezar considera ser fundamental o envolvimento de toda a sociedade, porque o vírus é transmitido por um mosquito, que, ao longo dos anos, se adaptou ao habitat urbano. "A responsabalidade não pode ser jogada tão somente na conta dos gestores públicos. A população precisa dar sua parcela de contribuição", frisa.
Na avaliação do decano, investir em saúde preventiva continua a ser a melhor estratégia, principalmente levando em conta que a Covid e a dengue são doenças para as quais já existe vacina. O deputado lembra que apresentou recentemente um projeto de lei que prevê a aquisição da vacina contra a dengue pelo Estado.
O Brasil ultrapassou os 650 mil casos de dengue neste ano, já registrou 113 mortes, e 438 óbitos estão em investigação, segundo dados do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em meio a uma nova onda da doença, os números relacionados à covid-19 também crescem.
Às vésperas do Carnaval, laboratórios e hospitais já registravam um aumento de testes positivos, que se intensifica após as celebrações. A previsão dos especialistas é que, passada a folia, haja aumento no índice de positividade para a doença.