Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar avalia que covid e dengue continuarão pressionando sistema de saúde

21 de Fevereiro de 2024 às 10:24
Paulo Cezar avalia que covid e dengue continuarão pressionando sistema de saúde
Na avaliação do deputado Paulo Cezar Martins (PL), um dos grandes desafios que o poder público deve enfrentar, em 2024, são as demandas de saúde, principalmente em função da chamadas doenças sazonais, como a covid e a dengue.
 
Segundo Paulo Cezar, essas duas epidemias devem pressionar ainda mais o sistema de saúde e requerem uma ação articulada entre os governos federal, estadual e municipal. "É importante que todos os entes federativos se atentem para o seu papel", assinala Paulo Cezar, enfatizando que, no caso da covid, muitos pensam que a doença foi erradicada, o que não é verdade. "O dado concreto é que essa doença continua pressionando as unidades de saúde", enfatiza.
 
Em relação à dengue, Paulo Cezar considera ser fundamental o envolvimento de toda a sociedade, porque o vírus é transmitido por um mosquito, que, ao longo dos anos, se adaptou ao habitat urbano. "A responsabalidade não pode ser jogada tão somente na conta dos gestores públicos. A população precisa dar sua parcela de contribuição", frisa.
 
Na avaliação do decano, investir em saúde preventiva continua a ser a melhor estratégia, principalmente levando em conta que a Covid e a dengue são doenças para as quais já existe vacina. O deputado lembra que apresentou recentemente um projeto de lei que prevê a aquisição da vacina contra a dengue pelo Estado. 
 
O Brasil ultrapassou os 650 mil casos de dengue neste ano, já registrou 113 mortes, e 438 óbitos estão em investigação, segundo dados do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde. Em meio a uma nova onda da doença, os números relacionados à covid-19 também crescem. 
 
Às vésperas do Carnaval, laboratórios e hospitais já registravam um aumento de testes positivos, que se intensifica após as celebrações. A previsão dos especialistas é que, passada a folia, haja aumento no índice de positividade para a doença. 
Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.