Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Viveiro Educador: Rosângela Rezende realiza projeto de educação ambiental

22 de Fevereiro de 2024 às 16:40
Viveiro Educador:  Rosângela Rezende realiza projeto de educação ambiental

A deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás, inaugurou, na manhã dessa segunda-feira, 19, o Viveiro Educador em seu escritório político, em Mineiros. O projeto é uma iniciativa para a promoção da educação ambiental.

Na ocasião, ocorreu uma oficina prática de plantio de mudas nativas do Cerrado, alimentícias e ornamentais. A engenheira agrônoma Márcia Maria de Paula ministrou uma palestra para os presentes, abordando a importância do nosso bioma e a necessidade de valorizá-lo como um rico ecossistema. O Viveiro Educador pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar o Cerrado e promover a produção de alimentos orgânicos.

Viveiro Educador

Um viveiro é uma instalação onde se cultivam, germinam e desenvolvem diversos tipos de plantas e árvores até que atinjam a altura ideal para serem transplantadas. O espaço também pode ser utilizado para compartilhar informações e reflexões sobre o meio ambiente, a preservação e o cuidado com o futuro, tornando-se, assim, um Viveiro Educador.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Viveiros Educadores são espaços de produção de mudas de espécies vegetais que, além de produzi-las, desenvolvem, de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento sobre questões relevantes para a educação ambiental.

O Viveiro Educador, inaugurado no escritório político da deputada Rosângela Rezende, tem expectativa de funcionamento permanente. A intenção é que as mudas continuem sendo produzidas e cultivadas para propagação das espécies nativas do Cerrado em toda a área verde do local. Para isso, seguirão sendo realizadas atividades que visem a aproximar a população da pauta da sustentabilidade e do meio ambiente, duas importantes bandeiras da deputada, de maneira prática e interativa.

“Quando iniciei meu mandato, a pauta do meio ambiente me foi apresentada. Essa importante temática tornou-se uma das minhas prioridades, com foco na preservação, principalmente do Cerrado, e na construção de uma sociedade verde. A educação ambiental é um importante passo nesse caminho”, comentou a deputada.

As espécies selecionadas para o projeto são nativas do Cerrado, alimentícias - como as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – e, também, ornamentais. A reprodução das plantas tem foco em mudas de fácil cultivo, tornando o espaço livre para toda a comunidade.

O Cerrado

Conhecido como Berço das Águas, o Cerrado é um dos biomas mais diversos do planeta. Com cerca de 25% do território nacional, abriga uma fauna e flora riquíssimas, com estimativas que ultrapassam 5 milhões de espécies. As nascentes de importantes rios brasileiros também estão localizadas no Cerrado, contribuindo para o abastecimento de água potável para milhões de pessoas.

Apesar de sua importância, o Cerrado é um bioma sob forte ameaça. Apenas 8% de seu território está protegido por unidades de conservação, enquanto mais da metade já foi desmatada. A expansão da agropecuária, a mineração e a construção de cidades são algumas das principais causas do desmatamento, que coloca em risco a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.