Notícias dos Gabinetes
Viveiro Educador: Rosângela Rezende realiza projeto de educação ambiental
A deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Goiás, inaugurou, na manhã dessa segunda-feira, 19, o Viveiro Educador em seu escritório político, em Mineiros. O projeto é uma iniciativa para a promoção da educação ambiental.
Na ocasião, ocorreu uma oficina prática de plantio de mudas nativas do Cerrado, alimentícias e ornamentais. A engenheira agrônoma Márcia Maria de Paula ministrou uma palestra para os presentes, abordando a importância do nosso bioma e a necessidade de valorizá-lo como um rico ecossistema. O Viveiro Educador pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar o Cerrado e promover a produção de alimentos orgânicos.
Viveiro Educador
Um viveiro é uma instalação onde se cultivam, germinam e desenvolvem diversos tipos de plantas e árvores até que atinjam a altura ideal para serem transplantadas. O espaço também pode ser utilizado para compartilhar informações e reflexões sobre o meio ambiente, a preservação e o cuidado com o futuro, tornando-se, assim, um Viveiro Educador.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Viveiros Educadores são espaços de produção de mudas de espécies vegetais que, além de produzi-las, desenvolvem, de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento sobre questões relevantes para a educação ambiental.
O Viveiro Educador, inaugurado no escritório político da deputada Rosângela Rezende, tem expectativa de funcionamento permanente. A intenção é que as mudas continuem sendo produzidas e cultivadas para propagação das espécies nativas do Cerrado em toda a área verde do local. Para isso, seguirão sendo realizadas atividades que visem a aproximar a população da pauta da sustentabilidade e do meio ambiente, duas importantes bandeiras da deputada, de maneira prática e interativa.
“Quando iniciei meu mandato, a pauta do meio ambiente me foi apresentada. Essa importante temática tornou-se uma das minhas prioridades, com foco na preservação, principalmente do Cerrado, e na construção de uma sociedade verde. A educação ambiental é um importante passo nesse caminho”, comentou a deputada.
As espécies selecionadas para o projeto são nativas do Cerrado, alimentícias - como as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – e, também, ornamentais. A reprodução das plantas tem foco em mudas de fácil cultivo, tornando o espaço livre para toda a comunidade.
O Cerrado
Conhecido como Berço das Águas, o Cerrado é um dos biomas mais diversos do planeta. Com cerca de 25% do território nacional, abriga uma fauna e flora riquíssimas, com estimativas que ultrapassam 5 milhões de espécies. As nascentes de importantes rios brasileiros também estão localizadas no Cerrado, contribuindo para o abastecimento de água potável para milhões de pessoas.
Apesar de sua importância, o Cerrado é um bioma sob forte ameaça. Apenas 8% de seu território está protegido por unidades de conservação, enquanto mais da metade já foi desmatada. A expansão da agropecuária, a mineração e a construção de cidades são algumas das principais causas do desmatamento, que coloca em risco a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma.