Notícias dos Gabinetes
Galindo propõe que Novena do Divino Pai Eterno seja declarada como Patrimônio Histórico e Cultural
De autoria do deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade), o projeto de lei que declara a Novena do Divino Pai Eterno da Festa de Trindade como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Goiás recebeu parecer favorável na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A celebração religiosa faz parte de um dos vários momentos que marcam os dez dias da tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno, evento que acontece todos os anos no município.
Segundo a justificativa do parlamentar, a propositura se trata de um importante reconhecimento do catolicismo popular, já que a romaria é considerada a maior peregrinação da região Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, realizado em Belém, no Pará. A tradição centenária ainda é eleita a maior festa do mundo em devoção ao Divino Pai Eterno.
Nascido e criado na cidade que leva o título de Capital da Fé, Galindo se tornou um colaborador da festividade e acompanha de perto a recepção de romeiros vindos de todas as partes do Brasil. Somente em 2023, mais de 3,6 milhões de pessoas passaram pelo município a fim de pagar promessas, agradecer bênçãos recebidas, fazer pedidos e receber a renovação do amor do Pai Eterno.
“Nossa cidade é reconhecida pelo forte turismo religioso e nós nos preparamos para isso durante todo o ano. São mais de 180 anos de história e devoção. Ao todo, são realizadas cerca de 200 celebrações, entre missas, novenas, procissões e alvoradas. Encontrei, na apresentação desse projeto, uma forma de valorizar não só nossa cultura local, mas a fé como um todo”, afirma o filho de Trindade.
Além desse, Galindo foi o autor de outro projeto que envolve a Festa de Trindade. Ano passado, foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) propositura que transforma o desfile de carros de boi, cavaleiros e muladeiros da romaria em Patrimônio Cultural de Goiás. O deputado ainda destaca que as medidas servem para fortalecer a comunidade local e ressaltar a importância das tradições do catolicismo no Estado. O projeto de lei nº 3319/23 encontra-se em tramitação na Comissão de Cultura, Esporte e Lazer.