Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Honor comemora aprovação de seu projeto que combate obesidade infantil

29 de Maio de 2009 às 14:33

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Honor Cruvinel (PSDB) comemorou a aprovação de seu projeto de Lei, que determina que as lanchonetes e cantinas das escolas públicas e privadas, localizadas em Goiás, deverão obedecer a padrões de qualidade nutricional.

Sancionado o projeto, estará proibido nos serviços de lanches e bebidas das escolas em Goiás, a comercialização de bebidas com quaisquer teores alcoólicos, gomas de mascar, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, salgadinhos fritos, pipocas industrializadas e alimentos que contenham gordura trans. Além disso, a medida obriga as cantinas e lanchonetes a oferecem ao menos dois tipos de frutas.

Para promover a conscientização nutricional dos estudantes, o projeto determina a fixação de um mural de um metro de altura, rente ao estabelecimento, a fim de divulgar informações sobre a área alimentícia, abordando temas como, dieta balanceada e grupos de alimentos; a importância de frutas e hortaliças na alimentação; e fast-food’s e suas consequencias.

A medida também prevê que os estabelecimentos só poderão funcionar mediante alvará sanitário, expedido pelo Órgão Estadual responsável pela Vigilância Sanitária ou a quem esta designar. Além disso, obriga as cantinas e lanchonetes a oferecem versão diet para produtos que contenham açúcar, vislumbrando a presença de consumidores diabéticos. Caso os estabelecimentos, descumpram os critérios exigidos, a lei prevê a aplicação de sanções previstas pela Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária.

Médico, Honor Cruvinel justifica a importância do seu projeto como forma de conter a obesidade infantil e melhorar a qualidade da alimentação das crianças no Estado. Estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), indicam que 15% das crianças no País estão obesas.

”Vários problemas de saúde derivam da obesidade infantil, como grande possibilidade de sofrer infarte, derrame ou diabete”, alertou o deputado. Honor Cruvinel ainda destacou que problemas como a depressão são mais comuns entre as crianças obesas.

”Diante desse grave diagnóstico, é preciso tomar medidas mais sérias no combate a obesidade e a má-alimentação das crianças, por isso destaco a relevância desse projeto, que foi aprovado na Assembleia Legislativa”, comemorou Honor Cruvinel. Para se tornar Lei, o projeto aguarda agora a sanção do governador Alcides Rodrigues (PP).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.