Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Teodoro propõe declarar a galinhada como patrimônio cultural e imaterial do Estado

07 de Março de 2024 às 14:17
Teodoro propõe declarar a galinhada como patrimônio cultural e imaterial do Estado

O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou, em Plenário, um projeto que tem como objetivo declarar a galinhada como Patrimônio Gastronômico, Cultural e Imaterial Goiano. O projeto destaca a importância histórica e cultural da galinhada, ressaltando suas raízes na formação do Estado de Goiás. O prato, trazido pelos bandeirantes e incorporado à culinária local, tornou-se um dos pratos típicos mais representativos da gastronomia e tradição goiana.

O reconhecimento da galinhada como patrimônio gastronômico é baseado na influência histórica dos bandeirantes, que trouxeram de sua origem portuguesa o costume de preparar a galinhada ensopada com arroz. Com a chegada em Goiás, a receita tradicional foi enriquecida com o pequi, fruto nativo do Cerrado brasileiro, dando origem à galinhada goiana. Essa adição não apenas difundiu o consumo do pequi, mas também agregou valor à receita e à cultura local.

A galinhada goiana é servida em todos os restaurantes do Estado, desde sua versão tradicional até as versões gourmetizadas, sendo um prato típico acessível a todas as classes sociais. A proposta de reconhecimento busca preservar a herança gastronômica e cultural de Goiás, garantindo que as gerações futuras tenham acesso à ancestralidade e à herança cultural do Estado.

O projeto apresentado pelo deputado Anderson Teodoro visa celebrar e valorizar a história e a cultura local por meio do reconhecimento oficial da galinhada como parte integrante do patrimônio gastronômico, cultural e imaterial de Goiás. A iniciativa conta com o apoio dos colegas parlamentares para sua aprovação.

O processo encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde foi distribuído ao relator, deputado Lincoln Tejota (UB).

Gabinete Dep. Anderson Teodoro Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.