Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe política de atendimento à mulher na fase do climatério

11 de Março de 2024 às 17:04
Paulo Cezar propõe política de atendimento à mulher na fase do climatério

De autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que institui a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa. A matéria integra um conjunto de iniciativas do Legislativo estadual, para marcar as comemorações do Mês da Mulher.

De acordo com o projeto, que altera o art. 2º, da Lei nº 22.230, de 24 de agosto de 2023, o poder público fica incumbido de garantir a realização de exames complementares que auxiliem o diagnóstico e o tratamento do climatério, além de prever a disponibilização de medicamentos hormonais e não hormonais e tratamentos alternativos que combatam os desequilíbrios do climatério e pós-climatério, bem como os efeitos colaterais da reposição hormonal clássica.

Prevê também a adoção de estratégicas para proteção específica das populações vulneráveis, de forma a ampliar seu acesso às políticas públicas de proteção integral à saúde, além do acompanhamento psicológico e multidisciplinar das pacientes mulheres e a consolidação de parcerias com órgãos públicos, organização da sociedade civil, universidades e com a iniciativa privada, de forma a se aperfeiçoar o cumprimento da lei.

O projeto estimula ainda a criação de uma caderneta da mulher no climatério e menopausa, que conterá informações sobre consultas, exames e orientações realizadas”.

Na justificativa do projeto, Paulo Cezar assinala que, com a alteração, o que se busca é assegurar medidas que intentam proporcionar humanização e qualidade no atendimento da mulher no climatério e menopausa. “Os exames preventivos fazem toda a diferença, quando o assunto é a saúde da mulher”, arremata.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.