Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Tramita na CCJ projeto de Clécio Alves que propõe instituir Carteira de Identificação de Pessoa com Doença Rara

12 de Março de 2024 às 15:33

Instituir a Carteira de Identificação de Pessoa com Doença Rara (CIPDR). Esse é o objetivo do projeto de lei  nº 4255/24, de autoria do deputado Clécio Alves (Republicanos). O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de Goiás para ser distribuído à relatoria.

A iniciativa visa dar apoio e reconhecimento adequados a essa parcela da população que, muitas das vezes, enfrenta dificuldades específicas devido à complexidade de suas condições de saúde.

A criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara pretende, ainda, contribuir com a conscientização sobre as doenças raras e ratificar a importância das necessidades dessas pessoas perante o poder público e a sociedade como um todo. A medida vai contribuir para o combate à discriminação e disseminar um maior entendimento sobre o tema. 

A referida carteira tem o objetivo de promover a atenção integral à pessoa com doença rara mediante o atendimento prioritário e a facilidade de acesso a serviços públicos e privados, em especial aos de saúde, educação e assistência social.

Para o deputado Clécio Alves, a  emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara é fundamental no Estado de Goiás, pois oferece suporte vital às pessoas que vivem com condições de saúde raras, garantindo acesso a cuidados de saúde adequados, benefícios financeiros e reconhecimento oficial de suas necessidades. A aprovação desse projeto é fundamental, é mais um passo que damos na busca por justiça social", justificou o parlamentar.


O que é uma doença rara?

Doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. O conceito de doença rara, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), diz respeito a enfermidades que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas tenham doenças raras, segundo pesquisas.

Gabinete Dep. Clécio Alves Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.