Notícias dos Gabinetes
Projeto de Galindo declara 'Linguiça de Trindade' como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás
Filho de Trindade e defensor da cultura e tradição do lugar onde cresceu, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), um projeto de lei que declara a linguiça de Trindade como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A propositura visa valorizar a tradição da produção e consumo da linguiça, que perpassa gerações, e pode ser encontrada nos principais pontos comerciais do município, assim como nos famosos e badalados bares de Goiânia.
Com o intuito de promover a identidade da região, o parlamentar justifica a importância de se manter viva a história e tradição da comunidade, que é motivo de orgulho para os cidadãos: “A linguiça de Trindade se tornou um dos pratos mais pedidos entre os principais estabelecimentos alimentícios do Estado. É algo que nasceu em nossa cidade! Temos relatos de famílias que passam a tradição de pai para filho, e se mantêm com a venda dessa iguaria”.
Diferente das linguiças comuns, a defumada linguiça de Trindade se caracteriza por seu processo artesanal e gosto apimentado. Produzida manualmente, o valor do petisco pode chegar até 90 reais em grandes bares e o seu quilo pode ser encontrado, principalmente, no Mercado Municipal e na tradicional Feira de Domingo, realizada na parte da manhã, no Carreiródromo Municipal.
Muito além da culinária e da festividade, a iguaria tem suas raízes profundas e desempenha um papel importante na cultura local, ao serem apreciadas por moradores e visitantes, não se limitando apenas à comida, mas gerando o sentimento de convivialidade, hospitalidade e alegria compartilhada entre amigos e familiares.
O projeto passa pelos trâmites na Casa de Leis para então ser destinado à sanção da Governadoria.