Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Galindo declara 'Linguiça de Trindade' como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás

18 de Março de 2024 às 14:21

Filho de Trindade e defensor da cultura e tradição do lugar onde cresceu, o deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), um projeto de lei que declara a linguiça de Trindade como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A propositura visa valorizar a tradição da produção e consumo da linguiça, que perpassa gerações, e pode ser encontrada nos principais pontos comerciais do município, assim como nos famosos e badalados bares de Goiânia. 

Com o intuito de promover a identidade da região, o parlamentar justifica a importância de se manter viva a história e tradição da comunidade, que é motivo de orgulho para os cidadãos: “A linguiça de Trindade se tornou um dos pratos mais pedidos entre os principais estabelecimentos alimentícios do Estado. É algo que nasceu em nossa cidade! Temos relatos de famílias que passam a tradição de pai para filho, e se mantêm com a venda dessa iguaria”. 

Diferente das linguiças comuns, a defumada linguiça de Trindade se caracteriza por seu processo artesanal e gosto apimentado. Produzida manualmente, o valor do petisco pode chegar até 90 reais em grandes bares e o seu quilo pode ser encontrado, principalmente, no Mercado Municipal e na tradicional Feira de Domingo, realizada na parte da manhã, no Carreiródromo Municipal. 

Muito além da culinária e da festividade, a iguaria tem suas raízes profundas e desempenha um papel importante na cultura local, ao serem apreciadas por moradores e visitantes, não se limitando apenas à comida, mas gerando o sentimento de convivialidade, hospitalidade e alegria compartilhada entre amigos e familiares. 

O projeto passa pelos trâmites na Casa de Leis para então ser destinado à sanção da Governadoria. 

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.