Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Plenário da Assembleia aprova, em segunda votação, projeto que beneficia portadores de autismo

25 de Março de 2024 às 09:12
Plenário da Assembleia aprova, em segunda votação, projeto que beneficia portadores de autismo

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em segunda votação, projeto dos deputados Veter Martins (PRD) e Amilton Filho (MDB) que beneficia os portadores do transtorno de espectro autista (TEA), o chamado autismo. Pelo projeto, as escolas de ensino fundamental e médio no Estado de Goiás, das redes pública e privada, deverão substituir os atuais toques das sirenes e alarmes no início e término das aulas, bem como nos intervalos para recreio, por músicas, a fim de evitar transtornos ao aluno portador do TEA. 

Isso porque os estudantes nessa condição apresentam hipersensibilidade a estímulos externos, em especial os que dizem respeito à audição. No caso de alarmes e sirenes, o som emitido causa profundo desconforto ao autista, daí a proposta da substituição gradativa do ruído atualmente utilizado por músicas suaves e calmas, que não desestabilizem o estudante com autismo.

O TEA é uma síndrome causada por mutação genética que ocorre no cromossomo X e afeta o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provoca atrasos na fala. A mutação genética inibe ou reduz a produção de uma proteína (FMRP), que é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso e de várias funções cerebrais. 

“Sons com certa pressão sonora podem desencadear desconforto e dor ao aluno com TEA e causar alterações comportamentais imediatas no portador e, para mitigar esses efeitos, propomos a substituição das sirenes e alarmes por música”, justificam os parlamentares no projeto de lei. O projeto percorrerá agora os trâmites finais na Assembleia Legislativa antes do envio para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.