Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar propõe gratuidade na emissão de documentos a mulheres vítimas de violência

25 de Março de 2024 às 10:26
Paulo Cezar propõe gratuidade na emissão de documentos a mulheres vítimas de violência

Projeto de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), em tramitação na Assembleia Legislativa, assegura gratuidade e prioridade de atendimento para emissão de segunda via de documentos oficiais às mulheres vítimas de violência doméstica, em órgãos públicos estaduais.

O projeto prevê a imediata entrega do Boletim de Ocorrência, emitido preferencialmente pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, e o termo de medida protetiva, expedido pelo juiz da comarca.

De posse desses documentos, explica Paulo Cezar, a mulher vítima de violência poderá ter prioridade e gratuidade na emissão de segunda via de carteira de identidade, CNH e demais documentos de identificação pessoal ou cadastros oficiais.

“O atendimento deverá ser realizado com presteza e celeridade, de modo que venha minimizar os constrangimentos e a violência física e moral que a vítima sofreu”, explica Paulo Cezar, ressaltando que, se necessário, o atendimento poderá ser feito de forma reservada, de modo a evitar qualquer constrangimento pessoal da vítima.

O decano enfatiza ainda que o objetivo do projeto é dar garantia de atendimento desburocratizado na emissão dos documentos destruídos pelo agressor, como ocorre nos casos de violência patrimonial. “Além da violência física e moral, muitas vezes os parceiros das vítimas destroem os documentos da companheira, dificultando na hora de seu recomeço profissional ou como cidadã livre”, frisa o parlamentar.

Com a aprovação do projeto e de posse de alguns requisitos estabelecidos, a mulher vítima de violência poderá se dirigir às agências de emissão de seus documentos e ter a prioridade na emissão da segunda via em seus documentos, sem burocracia.

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.