Notícias dos Gabinetes
Galindo apresenta projeto que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em Goiás
Frente à presidência da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou um projeto de lei que visa reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em Goiás.
A fibromialgia é uma síndrome que pode ser manifestada através de dores do corpo, em especial na musculatura. Além do desconforto físico, a enfermidade ainda pode causar fadiga, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Segundo a justificativa de Galindo, a medida proposta tem o intuito de assegurar aos portadores desta condição os mesmos direitos e garantias dos demais portadores de deficiências.
O parlamentar ainda afirma que os sintomas da doença afetam diretamente na capacidade dos portadores de realizar atividades cotidianas, além de impactar negativamente suas relações sociais e emocionais. O projeto tem o objetivo ainda de garantir diretrizes claras para o atendimento dos pacientes, diminuindo dificuldades significativas no acesso à saúde e aos cuidados necessários.
O presidente da CDH declara que não há dúvidas de que a fibromialgia pode ser classificada como deficiência e que a aprovação da propositura é uma importante medida para a saúde de maneira geral: “As pessoas diagnosticadas com fibromialgia possuem impedimentos de natureza física ao longo dos anos, o que causa a obstrução de sua participação plena e efetiva na sociedade. Esse projeto foi aprovado em diversos outros estados e tenho certeza que sua sanção será de grande valia para a saúde em Goiás”.