Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Galindo apresenta projeto que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em Goiás

26 de Março de 2024 às 17:53
Galindo apresenta projeto que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em Goiás

Frente à presidência da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH), da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou um projeto de lei que visa reconhecer os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência em Goiás. 

A fibromialgia é uma síndrome que pode ser manifestada através de dores do corpo, em especial na musculatura. Além do desconforto físico, a enfermidade ainda pode causar fadiga, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Segundo a justificativa de Galindo, a medida proposta tem o intuito de assegurar aos portadores desta condição os mesmos direitos e garantias dos demais portadores de deficiências. 

O parlamentar ainda afirma que os sintomas da doença afetam diretamente na capacidade dos portadores de realizar atividades cotidianas, além de impactar negativamente  suas relações sociais e emocionais. O projeto tem o objetivo ainda de garantir diretrizes claras para o atendimento dos pacientes, diminuindo dificuldades significativas no acesso à saúde e aos cuidados necessários.

O presidente da CDH declara que não há dúvidas de que a fibromialgia pode ser classificada como deficiência e que a aprovação da propositura é uma importante medida para a saúde de maneira geral: “As pessoas diagnosticadas com fibromialgia possuem impedimentos de natureza física ao longo dos anos, o que causa a obstrução de sua participação plena e efetiva na sociedade. Esse projeto foi aprovado em diversos outros estados e tenho certeza que sua sanção será de grande valia para a saúde em Goiás”.

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.